dc.contributor.advisor | Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade | |
dc.contributor.author | Puton, Rosana | |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T13:31:26Z | |
dc.date.available | 2019-10-15T13:31:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | PUTON, Rosana. Inconsistências no sistema acadêmico do IFES e qualidade da informação: análise de usuários e relatórios da aplicação registro escolar. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/486 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Na atual era da informação e do conhecimento a informação é tida como importante
recurso e ativo organizacional
. Sua qualidade deve ser buscada e monitorada para
obtenção de melhores resultados
.
Para
tanto,
as organizações modernas contam com
os Sistemas de Informações
, que têm no usuário o maior responsável pela qualidade
das inform
ações
geradas
.
Nesse contexto,
também s
e encontram
as instituições
educacionais.
Isto posto, este estudo se objetivou
, no âmbito do IFES,
em a
nalisar
relatórios d
a aplicação
Registro Escolar
do Sistema de Informações Acadêmicas Q
-
Acadêmico
e identificar in
formações inconsistentes procedentes de ações ou
omissões de usuários
.
Se caracterizou como um estudo de cunho quali
-
quantitativo
de fins exploratório, descritivo, explicativo e aplicado. Para a coleta dos dados
advindos dos usuários
utilizou
-
se
o question
ário
como instrumento e, para análise dos
relatórios d
o sistema e outros documentos,
a
análise documental.
Pelos
resultados
obtidos concluiu
-
se
que os usuários
possuem perfis e atitudes favoráveis à
manutenção da qualidade das informações, porém
requerem t
reinamentos e
orientaç
ões
para melhorar o desempenho quanto à realização de procedi
mentos no
sistema
.
Quanto aos relatórios, as inconsistências verificadas neste trabalho não
se
apresentaram
em demasia, no entanto, quando verificadas
na geração de
document
os
, percebe
-
se a relevância da correção de dados e informações.
A partir
das conclusões, foram propostas ações de melhoria para o problema
verificado n
esta
pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In this current information and
knowledge age, the data itself is
essential
as an
organizational resource
and asset
. Its quality must be pursued and supervised to
achieve better results. For that, the modern organizations
, as w
ell as educational
institutions,
count on
the
Information System,
which
r
elies on users
as the
m
ostly
responsible for the quality of the generated information
.
That said, this study focused
on analyzing
reports from
School Register application
of the Acade
mic Information
System
Q
-
Acadêmico, and identifying inconsistent
information
s
coming from users
action
s
or
omissions, within IFES
. This study is characterized as quality and
quantitative with exploratory, descriptive, explanatory and applicable purposes.
A
survey was used to collect
data from users and
, in order
to anal
yze system reports a
nd
other documents
, a
documentary
analysis
. The results clarified that users have profiles
and favorable attitudes towards the maintenance of i
nformation quality. However
, it
requires training and orientation
to
improve on
perform
ing
the system's steps
correctly.
As for the reports itself, the
project did not find relative excess of inconsistencies, but
when those are
verified in the actual documents generation
, it is noti
ceable the
importance of correc
ting both data and information. By the results,
improvement
actions
we
re proposed to
the verified problem. | pt_BR |
dc.format.extent | 110 f. : il. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Documentos e correspondência | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de computação | pt_BR |
dc.subject | Usuários de computador | pt_BR |
dc.title | Inconsistências no sistema acadêmico do IFES e qualidade da informação : análise de usuários e relatórios da aplicação registro escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3054633074041390 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Reitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30001013045P9 | pt_BR |
dc.contributor.member | Fernandes, Simone da Costa | |
dc.contributor.member | Rosado, Layli Oliveira | |
dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em Gestão Pública | pt_BR |
dc.degree.knowledgeArea | Administração Pública | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Tecnologia, inovação e operações no setor público | pt_BR |
Redes Sociais