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Tecnologias e técnicas no ensino e na aprendizagem de matemática: um estudo de caso com portfólio

dc.contributor.advisorNascimento, Crisóstomo Lima do
dc.contributor.authorJubini, Gilberto Mazoco
dc.date.accessioned2024-08-05T11:12:56Z
dc.date.available2024-08-05T11:12:56Z
dc.date.issued2024-06-11
dc.identifier.citationJUBINI, Gilberto Mazoco. Tecnologias e técnicas no ensino e na aprendizagem de matemática: um estudo de caso com portfólio. 2024. 244 f. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4869
dc.description.abstractAs ações realizadas na construção desta tese estiveram voltadas para o processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação no componente curricular de matemática. As implicações voltaram os olhares para os fenômenos que se revelaram na relação discente com o conteúdo matemático e nas relações interpessoais que se constituíram no ambiente de aula com o uso da Intervenção Docente (ID) proposta. O uso do Portfólio Físico (PF), como objeto da pesquisa, ocorreu nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. O termo PF, utilizado na pesquisa, consistiu na construção do documento realizado em um caderno grande de 80 ou 96 folhas. O PF foi caracterizado como um documento pessoal que possibilitou ao discente o uso da autonomia para incluir atividades de estudos e pessoais. O PF, como instrumento, possibilitou o desenvolvimento do ensino, da aprendizagem e da avaliação formativa, oportunizou o acompanhamento do desenvolvimento da escolarização pelo próprio discente, docente e responsáveis. A investigação teve como objetivo geral implementação de uma ID por meio de uma Sequência Didática (SD) que articulou PF com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), metodologias ativas e técnicas de perguntas chave no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em matemática. A estrutura metodológica da ID envolveu o planejamento, organização e simulação que aconteceu antes do início do período letivo da execução da investigação. No ambiente de pesquisa, no decorrer do primeiro encontro presencial em cada uma das turmas, foi estabelecido um Contrato Didático (CD) com apresentação da SD e das regras para a construção do PF com o uso de TDICs. A SD foi dividida em duas etapas, sendo a primeira remota e a segunda presencial. As metodologias ativas utilizadas na ID foram Sala de Aula Invertida (SAI) e Instrução por Colegas (IC). O sistema avaliativo com o propósito formativo, processual e contínuo utilizado na ID contou com o uso efetivo do PF em duas situações diferentes. A primeira situação foi facultar a cada discente o acesso e uso do PF com registros durante as avaliações presenciais. A segunda foi realizar a avaliação do PF com caráter formativo, processual e contínuo que contou com a participação efetiva do discente nas análises dos elementos que foram incluídos no instrumento. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa. Caracterizado como um estudo de caso com aplicação de uma ID e pesquisa explicativa, pois a metodologia empregada identificou fatores que influenciaram a modificação de fenômenos, ocorridos no processo de ensino e de aprendizagem em matemática. Em relação aos procedimentos, a investigação foi do tipo participante e por meio de levantamentos. O método dialógico foi utilizado durante todo o período da pesquisa, pois mesmo que sejam observados recursos com interdependência no processo de ensino e de aprendizagem, pode-se afirmar que ocorreram através da ação mútua entre os envolvidos. O estudo foi motivado pela curiosidade a respeito das origens dos fenômenos que dificultam o processo de ensino e de aprendizagem no campo da educação matemática e pelo desejo de investigá-los por meio de ferramentas que habitualmente não são aplicadas nas pesquisas nesse campo. Os fenômenos observados na aplicação da ID e revelados pelos instrumentos de pesquisa foram analisados por diferentes olhares com conhecimentos distintos. Os resultados da pesquisa começaram a trazer frutos desde o levantamento teórico que proporcionou a confecção dos instrumentos aplicados aos discentes, sujeitos da pesquisa, contribuindo para a confirmação das hipóteses preliminares e prosseguiu com a ID. No ambiente de aula a ID facilitou a participação, a reflexão e possibilitou aos discentes o desenvolvimento da aprendizagem significativa, alterando a postura de aluno passivo em estudante ativo. A ID possibilitou aos discentes a apropriação de recursos de estudos úteis para a continuidade na evolução da educação em ambiente formal de escolarização e na prática cotidiana. Foram percebidas possibilidades de ajustes na ID que impactaram de forma positiva no uso da ferramenta, potencializando qualidades discentes no processo de escolarização. Reservada às limitações de uma pesquisa localizada em uma realidade local, este trabalho compartilha a experiência de observação e intervenção de um problema existente na educação matemática. Propõe a ampliação das discussões a respeito das metodologias que favoreçam o desenvolvimento ativo, autônomo, participativo, criativo, crítico e responsável dos discentes, mediados pelos docentes de forma mais expressiva, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem, não apenas no componente curricular de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.format.extent244 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUenf,pt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectIntervenção Docentept_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica Reflexivapt_BR
dc.titleTecnologias e técnicas no ensino e na aprendizagem de matemática: um estudo de caso com portfóliopt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.contributor.advisor-coCiviero, Paula Andrea Grawieski
dc.publisher.localCampos dos Goytacazespt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1667257631243863pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Ibatibapt_BR
dc.identifier.capes31033016011P8pt_BR
dc.contributor.memberSilva, Cristiana Barcelos da
dc.contributor.memberGomes, Jorge Luiz Clemente
dc.contributor.memberOliveira, Fábio Machado de
dc.contributor.memberCiviero, Paula Andrea Grawieski
dc.contributor.memberNascimento, Crisóstomo Lima
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7691-5077pt_BR


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