Inconsistências no sistema acadêmico do IFES e qualidade da informação : análise de usuários e relatórios da aplicação registro escolar

Puton, Rosana (2019)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Na atual era da informação e do conhecimento a informação é tida como importante recurso e ativo organizacional . Sua qualidade deve ser buscada e monitorada para obtenção de melhores resultados . Para tanto, as organizações modernas contam com os Sistemas de Informações , que têm no usuário o maior responsável pela qualidade das inform ações geradas . Nesse contexto, também s e encontram as instituições educacionais. Isto posto, este estudo se objetivou , no âmbito do IFES, em a nalisar relatórios d a aplicação Registro Escolar do Sistema de Informações Acadêmicas Q - Acadêmico e identificar in formações inconsistentes procedentes de ações ou omissões de usuários . Se caracterizou como um estudo de cunho quali - quantitativo de fins exploratório, descritivo, explicativo e aplicado. Para a coleta dos dados advindos dos usuários utilizou - se o question ário como instrumento e, para análise dos relatórios d o sistema e outros documentos, a análise documental. Pelos resultados obtidos concluiu - se que os usuários possuem perfis e atitudes favoráveis à manutenção da qualidade das informações, porém requerem t reinamentos e orientaç ões para melhorar o desempenho quanto à realização de procedi mentos no sistema . Quanto aos relatórios, as inconsistências verificadas neste trabalho não se apresentaram em demasia, no entanto, quando verificadas na geração de document os , percebe - se a relevância da correção de dados e informações. A partir das conclusões, foram propostas ações de melhoria para o problema verificado n esta pesquisa.

ABSTRACT: In this current information and knowledge age, the data itself is essential as an organizational resource and asset . Its quality must be pursued and supervised to achieve better results. For that, the modern organizations , as w ell as educational institutions, count on the Information System, which r elies on users as the m ostly responsible for the quality of the generated information . That said, this study focused on analyzing reports from School Register application of the Acade mic Information System Q - Acadêmico, and identifying inconsistent information s coming from users action s or omissions, within IFES . This study is characterized as quality and quantitative with exploratory, descriptive, explanatory and applicable purposes. A survey was used to collect data from users and , in order to anal yze system reports a nd other documents , a documentary analysis . The results clarified that users have profiles and favorable attitudes towards the maintenance of i nformation quality. However , it requires training and orientation to improve on perform ing the system's steps correctly. As for the reports itself, the project did not find relative excess of inconsistencies, but when those are verified in the actual documents generation , it is noti ceable the importance of correc ting both data and information. By the results, improvement actions we re proposed to the verified problem.