UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS: UTILIZAÇÃO CONJUNTA DE TÉCNICAS DESPLUGADAS E PLUGADAS

Nascimento, Ewerton Lyrio (2023)

tcc

A tecnologia se faz presente cada dia mais cedo na vida das novas gerações. Por conta disso, pode-se observar um crescimento no número de trabalhos focados em desenvolver o pensamento computacional mais cedo dentro do ensino regular formal, estudando seus benefícios e potencialidades. Entretanto, para que este conhecimento seja devidamente construído na mente dos jovens, é preciso que a forma de ensinar seja adaptada ao perfil dos estudantes, se fazendo valer de ferramentas intuitivas, de fácil compreensão, lúdicas e que promovam interação e protagonismo. Esse Trabalho Final de Curso tem a intenção de identificar a importância de se ensinar Pensamento Computacional nas séries iniciais, analisar os estudos sobre esta temática para então culminar na elaboração de uma proposta pedagógica que possa socializar o ensino deste conteúdo aos estudantes, independente da região, condições socioeconômicas e do acesso a ferramentas tecnológicas, podendo ser usado em qualquer escola mesmo sem o uso de computadores, mas que também pode ser expandido para escolas com acesso à laboratórios e máquinas para um aprofundamento ainda maior dos conceitos.

Technology is part of the lives of new generations earlier every day. Because of this, we can observe a growth in the number of works focused on developing computational thinking earlier within regular formal education, studying its benefits and potential. However, for this knowledge to be properly developed in the minds of young people, it is necessary that the way of teaching is adapted to the students' profile, making use of intuitive, easy-to-understand, playful tools that promote interaction and protagonism. This Final Course Work intends to identify the importance of teaching Computational Thinking in the early grades, analyse the studies on this subject and then culminates in the elaboration of a pedagogical proposal that can socialize the teaching of this content to students, regardless of the region, socio-economic conditions and access to technological tools, which can be used in any school even without the use of computers, but which can also be expanded to schools with access to laboratories and machines for an even greater depth of concepts.


Collections: