AÇÕES DE EXTENSÃO: UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Lyra, Marisa Barbosa (2024-05-10)

tese_doutorado

LYRA, M.B. AÇÕES DE EXTENSÃO: UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ENSINO FUNDAMENTAL. Campos dos Goytacazes, RJ: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 2024. A pesquisa intitulada “AÇÕES DE EXTENSÃO: UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ENSINO FUNDAMENTAL. A questão-problema: que atributos remetam a iniciação de Alfabetização Cientifica em crianças a partir de divulgação cientifica em ações de extensão. O objetivo geral do estudo é: Investigar as ações de extensão na divulgação científica em alunos da educação infantil, por meio do Estudo de Caso: o livro “Espírito Santo e Roraima, uma viagem divertida com a realidade aumentada”, como uma forma da utilização de elementos que indiquem os atributos que irão nortear uma nova proposta de indicadores de Alfabetização Cientifica em ações de extensão. Como referencial teórico, o estudo apoia-se em conceitos oriundos do campo da Educação, Ensino de Ciências e Alfabetização Cientifica e Interdisciplinariedade. Apoia-se em autores como Chassot, Sasserom, Marandino, Marques, Delizoikov entre outros autores referenciados. A pesquisa foi de natureza aplicada e qualitativa quanto a abordagem do problema. Foram elaborados indicadores de AC e atributos adequados a atividade de extensão. Quanto aos objetivos, exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi definida como estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados a respeito das percepções dos participantes da pesquisa foram os relatos, desenhos, produções artesanais que foram analisados quanto a metodologia adaptada a ações de extensão pelo grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos em Microscopia baseada na literatura referenciada. Os dados, tratados a partir da proposta metodológica desenvolvida, indicaram que a metodologia foi capaz a partir de ações de divulgação científica em um programa de extensão demostrar indícios de Alfabetização Cientifica em alunos do ensino fundamental. Palavras-chave: Divulgação Cientifica, Extensão, Indicadores de Alfabetização Cientifica; Alfabetização Cientifica.


Collections: