Show simple item record

YouTube : um canal para visibilidade e profusão da ciência e tecnologia do Ifes

dc.contributor.advisorSouza, Rose Mara Vidal de
dc.contributor.authorMonteiro, Flávia Carpanedo
dc.date.accessioned2019-10-15T12:53:54Z
dc.date.available2019-10-15T12:53:54Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMONTEIRO, Flávia Carpanedo. YouTube: um canal para visibilidade e profusão da ciência e tecnologia do Ifes. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/484
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho se propôs a estudar como o YouTube pode ser utilizado para a visibilidade e a profusão da ciência e tecnologia produzidas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em especial pelos seus estudantes, de forma a evidenciar os benefícios que o Instituto traz para a sociedade, impactando positivamente na sua imagem. Assim, foi realizado um programa audiovisual hospedado nesse site de compartilhamento de vídeos e entregue seu plano de execução. A pesquisa teve natureza qualitativa e aplicada, e quanto ao método utilizado tratase de pesquisa-ação, com fases exploratórias de levantamento bibliográfico, observação de materiais semelhantes na internet e testes de ferramentas para a realização; fases de formulação do problema e das hipóteses; e seminário com as partes interessadas no trabalho para formulação e entrega do produto. Com isso, foi pesquisada uma nova forma de posicionamento institucional na internet e nas redes sociais digitais, de forma a prestar contas e consolidar uma imagem positiva da instituição, que reflita o trabalho que ela desempenha. Foram investigados, para tal, a centralidade do ciberespaço como elemento de reconfiguração da realidade e o protagonismo das redes sociais digitais (sob a ótica de autores como Castells, Lévy e Sodré); a dimensão estratégica da comunicação organizacional e pública (Kunsch, Duarte e Martinuzzo); e as vantagens de utilizar o YouTube como ferramenta de divulgação institucional e científica (Burgess, Green e Jenkins). Ao final, foi entregue o programa-piloto “Se liga no Ifes” (e seu plano de execução), que faz o papel de trazer informação sobre a instituição em linguagem descontraída e também de mostrar a face mais humana da organização, que pensa, sorri, cria o conhecimento científico e tem sua vida transformada por ele.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present dissertation set out to study how YouTube may be applied to increase visibility and profusion of Science and Technology developed by the academic community, especially the students, of Instituto Federal do Espírito Santo, with the purpose of showcasing how the institution benefits society in general. Thus, an audiovisual program to be posted on YouTube was created and delivered alongside an excecution plan. The research had a qualitative and applied nature, and the method used is action research, with exploratory phases of bibliographical survey, observation of similar materials on the internet and tests of tools for the accomplishment; problem formulation and hypotheses phases; and seminar with the stakeholders for product formulation and delivery. By doing so, we studied a new form of institutional positioning on the internet and on social media that would help both accountability matters on public funding of research and the building of a positive image for the institution, that reflects the work it develops. Cyberspace and leadership of social media were studied (from the perspective of authors such as Castells, Lévy and Sodré); as well as the strategic dimension of organizational and public communication (Kunsch, Duarte e Martinuzzo); we also investigated the advantages of using YouTube as a tool for institutional and scientific visibility (Burgess, Green e Jenkins). In the end, we delivered the pilot program “Se liga no Ifes” (and its execution plan) with the purpose of bringing information about the institution in a casual style and also showing the organization’s most human facet, the one that thinks, smiles, builds scientific knowledge and is transformed by it.pt_BR
dc.format.extent131 f. : il.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectComunicação na ciênciapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleYouTube : um canal para visibilidade e profusão da ciência e tecnologia do Ifespt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3188905131625093pt_BR
dc.description.affiliationIfesReitoriapt_BR
dc.identifier.capes300001013045P9pt_BR
dc.contributor.memberSetúbal, Flávia Meneguelli Ribeiro
dc.contributor.memberMartinuzzo, José Antônio
dc.degree.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Públicapt_BR
dc.degree.knowledgeAreaAdministração públicapt_BR
dc.degree.researchAreaTecnologia, inovação e operações no setor públicopt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5853-9306pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record