O ensino de reação de saponificação a partir de uma abordagem CTSA
tcc
A Química é a ciência que estuda as transformações da matéria, desempenhando um importante papel na educação básica, pois possibilita o entendimento de questões sobre a realidade em que se vive. A química orgânica é uma área da química em que muitos alunos sentem dificuldade por não compreenderem sua relação com o dia a dia. A reação de saponificação é o nome dado à reação orgânica em que ocorre a produção de sabão. Nessa reação, o triacilglicerol reage com uma base forte formando um sal orgânico (sabão) e glicerol. Dessa forma, o estudo dessa reação permite abordar a química orgânica de uma forma mais contextualizada, especialmente quando se utiliza do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e da experimentação. Sendo assim, o presente estudo teve como questionamento norteador a seguinte pergunta: a promoção de uma educação embasada na perspectiva CTSA e envolvendo a experimentação são efetivos para o ensino da reação de saponificação para alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública? O objetivo do trabalho consiste na avaliação de uma abordagem CTSA no ensino de química a partir de um material teórico e da experimentação. A metodologia foi dividida em três momentos, sendo eles: aplicação do questionário diagnóstico, interação com o material teórico e vivência de uma aula experimental finalizada com questionário de validação. Ao longo das análises, percebeu-se pelo questionário diagnóstico, que a aplicação da proposta era importante para levar os alunos a um maior pensamento crítico. O questionário de validação permitiu concluir que a metodologia aplicada foi satisfatória e interessante para os alunos. Todavia, sugere-se, para trabalhos posteriores, a divisão do momento teórico em duas aulas para favorecer melhor compreensão dos conteúdos e aplicação do questionário diagnóstico novamente ao final das aulas.
Chemistry is the science that studies the transformations of matter, playing an important role in basic education, as it enables the understanding of issues about the reality in which we live. Organic chemistry is an area of chemistry in which many students experience difficulty because they do not understand its relationship with everyday life. The saponification reaction is the name given to the organic reaction in which soap is produced. In this reaction, triacylglycerol reacts with a strong base to form an organic salt (soap) and glycerol. Therefore, the study of this reaction allows organic chemistry to be approached in a more contextualized way, especially when using the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach and experimentation. Therefore, the present study had as its guiding question the following question: is the promotion of an education based on the CTSA perspective and involving experimentation effective for teaching the saponification reaction to third-grade high school students at a public school? The objective of the work is to evaluate a CTSA approach to teaching chemistry based on theoretical material and experimentation. The methodology was divided into three moments, namely: application of the diagnostic questionnaire, interaction with the theoretical material and experience of an experimental class ending with a validation questionnaire. Throughout the analyses, it was clear from the diagnostic questionnaire that the application of the proposal was important to lead students to greater critical thinking. The validation questionnaire allowed us to conclude that the methodology applied was satisfactory and interesting for the students. However, it is suggested, for subsequent work, the division of the theoretical moment into two classes to favor a better understanding of the contents and application of the diagnostic questionnaire again at the end of the classes.
Redes Sociais