Jogos de empresas e percepção de aprendizagem de discentes de cursos técnicos integrados ao ensino médio

Sofiate, Eduardo (2024)

dissertacao_mestrado

A presente dissertação tem como objetivo investigar o uso de jogos de empresas como instrumento de ensino-aprendizagem em cursos técnicos integrado ao ensino médio. Para alcançar esse objetivo, o estudo se estrutura em dois artigos. O Artigo 1 teve como objetivo explorar a produção de conhecimento sobre jogos de empresas aplicados a ensino médio e técnico, utilizando as técnicas de revisão da literatura. Da análise bibliométrica emergiu um mapa temático do campo e a revisão narrativa demonstrou a baixa densidade de publicações sobre o tema jogos de empresas aplicados ao ensino médio e técnico e divergências entre os achados desses estudos. O Artigo 2 teve como objetivo investigar o efeito dos jogos de empresas na percepção de aprendizagem e na satisfação dos discentes dos cursos técnicos integrado ao ensino médio. Para isso, foi conduzido um estudo com a amostra composta por discentes concluintes dos cursos técnicos em Administração integrado ao ensino médio dos campi Barra de São Francisco e Montanha e discentes concluintes do curso técnico em Logística integrado ao ensino médio do campus Viana do Ifes. Os dados foram coletados por meio de questionário autoadministrado online e foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram um efeito positivo da vivência no jogo na percepção de aprendizagem e na satisfação dos discentes e hipótese de existência do efeito halo sendo rejeitada.