dc.contributor.advisor | Totti, Maria Eugênia | |
dc.contributor.author | Bernardo, Flávia Pirovani Arial | |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T13:05:40Z | |
dc.date.available | 2024-07-19T13:05:40Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | BERNARDO, Flávia Pirovani Arial. Contribuições do Modelo 7Es para a formação docente sob a perspectiva do Ensino de Ciências baseado em investigação. 2024. 140 f. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4825 | |
dc.description.abstract | Considerando a estreita relação entre escola e sociedade, é necessário refletir como e o que se deve ensinar em ciências, dando a importância tanto às estratégias quanto aos conteúdos que serão abordados. Para atuar no ensino fundamental o docente de ciências é formado nos cursos de licenciatura em pedagogia e necessita de uma formação teórico-metodológica que seja a base de um ensino transformador e para contribuir com esta formação pode-se utilizar o Modelo 7Es (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate, Exchange, Empowerment). Neste contexto, surgem algumas questões que nortearam esta pesquisa: qual a percepção dos licenciandos em pedagogia sobre ciências e ensino de ciências que determinam seu fazer pedagógico? E até que ponto uma metodologia de ensino de ciências inovadora, vivenciada durante a formação inicial de pedagogia, contribui para uma prática baseada em investigação, contextualizada e crítica? Com base nestas questões foi desenvolvida esta pesquisa, de natureza aplicada, descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O local da pesquisa foi o Instituto Federal do Espírito Santo – campus de Itapina, e os sujeitos foram os licenciandos do nono período do curso de Pedagogia. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para o fortalecimento da metodologia do ensino de ciências nos cursos de Licenciatura em Pedagogia por meio do ensino de ciências por investigação baseado no Modelo 7Es. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: apresentação do pesquisador e da pesquisa e coleta de dados sobre o perfil social e profissional dos estudantes participantes do estudo; entrevista individual estruturada; oferta da formação “Utilização do modelo 7Es sob a perspectiva do ensino de ciências baseado em investigação”; realização das avaliações pelos sujeitos da formação realizada pelo pesquisador e sua contribuição para o ensino de ciências. Os resultados demonstraram que a formação baseada no Modelo 7Es no curso de licenciatura em pedagogía apresenta grande potencial para o aprendizado sobre uma abordagem de ensino diversificada que permite trazer para o ambiente escolar a discussão de temas científicos atuais e relevantes, ampliando a visão sobre as possibilidades do Ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 140 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelo 7Es | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.title | Contribuições do Modelo 7Es para a formação docente sob a perspectiva do Ensino de Ciências baseado em investigação | pt_BR |
dc.type | tese_doutorado | pt_BR |
dc.publisher.local | Campos dos Goytacases | |
ifes.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/0610740880203993 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.identifier.capes | 31033016011P8 | pt_BR |
dc.contributor.member | Cañete, Carolina Lomando | |
dc.contributor.member | Nascimento, Crisóstomo Lima do | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Flávia Nascimento | |
dc.audience.educationLevel | | |
Redes Sociais