Educar para empreender e inovar : a experiência de um hackathon acadêmico

Rezende, Frederico Pifano de ; Hamedi d'Escofier, Afsaneh ; Braga, Marco (2024-03-19)

Artigo

O presente trabalho estudou um hackathonacadêmico e como as universidades podem promover o empreendedorismo que transcenda a experiência acadêmica, considerando a percepção de estudantes que decidiram criar uma startup. Pesquisa de natureza qualitativa, teve como campo o evento promovido pela Universidade Texas A&M (EUA), com componentes da COPPE/UFRJ e do CEFET-RJ. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Percebeu-se que a iniciativa empreendedora foi motivada pela experiência vivida no evento, uma vez que a universidade não ofereceu educação para o empreendedorismo e nem suporte à iniciativa de empreender do grupo. Constatou-se que hackathonsestimulam a inovação, mas são insuficientes no fomento ao empreendedorismo. Propõe-se um Programa de Desenvolvimento de Startups para que as universidades auxiliem o processo de inovação, construindo estruturas de apoio para estudantes em etapas posteriores aos eventos, fortalecendo uma formação que contemple o educar para empreender e inovar.

The present study investigated an academic hackathon and how universities can promote entrepreneurship beyond the academic experience, considering the perceptions of students who decided to create a startup. The research, of a qualitative nature, focusedon the event promoted by Texas A&M University (USA), with participants from COPPE/UFRJ and CEFET-RJ. Data collection was carried out through semi-structured interviews and focus groups. It was observed that the entrepreneurial initiative was motivated by the experience gained during the event, as the university did not offer education in entrepreneurship nor support for the group's entrepreneurial endeavors. It was also found that hackathons stimulate innovation but are insufficient in fostering entrepreneurship. Therefore, a Startup Development Program is proposed to assist universities in innovation by building support structures for students beyond the events. This program aims to strengthen education for entrepreneurship and innovation, providing students with the necessary resources to embark on entrepreneurial ventures.


Collections: