METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DE 2013 A 2023
tcc
Os métodos de ensino tradicionais, apesar de importantes em alguns momentos e de comumente serem empregados nos diversos níveis de ensino no Brasil, não devem ser as únicas propostas metodológicas, pois negligenciam aspectos importantes do aprendizado, como a contextualização da realidade vivenciada pelos alunos ao conteúdo ministrado, o incentivo ao protagonismo em sala de aula e a busca por autonomia através de competências e habilidades desenvolvidas no ambiente escolar. Nesse contexto, o uso das metodologias ativas apresenta-se como uma importante estratégia para o estímulo dos discentes na medida em que os transforma em protagonistas na construção de seu próprio conhecimento, propiciando uma aprendizagem significativa. À vista disso, este trabalho teve como objetivo investigar se a aplicação de metodologias ativas no ensino de química é um assunto expressivo na produção acadêmica brasileira. Foram selecionadas sete metodologias para o estudo: design thinking, flipped classroom, gamification, jigsaw, peer instruction, problem-based learning e project based learning. Após a seleção, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos que relacionam o uso de metodologias ativas ao ensino de química publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados Scielo, Scopus, Web of Science e através da busca por assunto da plataforma Periódicos Capes. Findada a pesquisa, foram reunidas as informações dos artigos necessárias para a análise proposta e formulados gráficos com a finalidade de analisar as relações existentes entre a quantidade de artigos publicados e fatores diversos. Os resultados obtidos evidenciaram uma produção acadêmica deficitária entre os anos de 2013 a 2019, cenário que se alterou a partir de 2020, ano em que se originou a pandemia de Covid-19. Considerando todo o período abrangido pela pesquisa, as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil foram as que mais registraram publicações e as metodologias ativas mais abordadas nos artigos foram a aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning), sala de aula invertida (flipped classroom) e gamificação (gamification), aplicadas em maior parte no ensino médio e no nível superior de ensino.
Traditional teaching methods, although being occasionally important and commonly used at different levels of education in Brazil, should not be the only methodological proposal of learning, as they neglect important aspects of learning, such as contextualizing the reality experienced by students with the content taught, encouraging protagonism in the classroom and the search for autonomy through skills and competencies developed in the school environment. In this context, the use of active methodologies presents itself as an important strategy for stimulating students as it transforms them into protagonists in the construction of their own knowledge, providing meaningful learning. Accordingly, this work aimed to investigate whether the application of active methodologies in chemistry teaching is an expressive subject in brazilian academic production. Seven methodologies were selected for the study: design thinking, flipped classroom, gamification, jigsaw, peer instruction, problem-based learning and project based learning. After the selection, a bibliographical research was performed out of articles relating the use of active methodologies to chemistry teaching published in the last 10 years, on the Scielo, Scopus and Web of Science databases and through the “search by subject” option on the Periódicos Capes platform. Once the research was completed, the information from the articles necessary for the proposed analysis was gathered into spreadsheets and graphs were formulated in order to analyze the relation between the number of articles published and various factors. The results obtained showed a deficient academic production between 2013 and 2019, a scenario that changed from 2020, the year in which the Covid-19 pandemic began. Considering the entire period covered by the research, the northeast and southeast regions of Brazil were those that registered the most publications and the active methodologies most discussed in the articles were problem-based learning, flipped classroom and gamification, applied mostly in high school and at higher education level.
Redes Sociais