Aplicação dos efeitos financeiros na melhoria do processo de manutenção corretiva de rodeiros ferroviários: um estudo de caso

Fracalossi, João Paulo Carlos ; Sousa, Erivelto Fioresi de ; Rocha, Renan Carreiro (2024)

tcc

Resumo: O artigo apresenta um estudo que visa analisar a degradação da roda ferroviária após o processo de usinagem entre dois tipos de tornos. Além disso, o trabalho busca avaliar a viabilidade econômica da reforma de um dos tornos caso exista evidência significativa de degradação entre um dos tornos por meio da aplicação do Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). A avaliação do Valor Presente Líquido (VPL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR) mostrou resultados negativos, indicando que os fluxos de caixa futuros não cobrem os custos iniciais do investimento nem geram um retorno positivo. Portanto, a substituição ou reforma do torno 1 manual não é financeiramente viável. É necessário revisar as premissas do projeto, identificar ineficiências e considerar alternativas que melhorem a viabilidade financeira.

Abstract: The article presents a study aimed at analyzing the degradation of railway wheels after machining between two types of lathes. Additionally, the work seeks to assess the economic feasibility of refurbishing one of the lathes if there is significant evidence of degradation between them, using the Net Present Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR) methods. The evaluation of Net Present Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR) showed negative results, indicating that future cash flows do not cover the initial investment costs nor generate a positive return. Therefore, replacing or refurbishing manual lathe 1 is not financially viable. It is necessary to review project assumptions, identify inefficiencies, and consider alternatives to improve financial viability.


Collections: