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Cidadania emancipatória e educação ambiental : uma intervenção a partir da pedagogia histórico crítica

dc.contributor.advisorSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.authorViana, Adriano de Souza
dc.date.accessioned2019-08-28T12:26:21Z
dc.date.available2019-08-28T12:26:21Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationVIANA, Adriano de Souza. Cidadania emancipatória e educação ambiental: uma intervenção a partir da pedagogia histórico crítica. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/0000133F.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/478
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho investigou a relação entre os temas cidadania emancipatória e educação ambiental. Com isso questionamos: é possível que a formação para cidadania seja emancipatória, e não apenas reprodutora da cultura da sociedade capitalista? Como a conscientização a partir da educação ambiental pode auxiliar a formação de cidadãos emancipados? Com esses questionamentos objetivamos desenvolver um trabalho com alunos de uma escola da rede pública municipal da cidade de Vitória, ES, Escola Edna de Mattos Siqueira Gáudio, propondo atividades realizadas em ambientes extraescolares da cidade para subsidiar um processo educativo dialético a partir da Pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani. Essa teoria pedagógica foi a base metodológica para as ações de prática de ensino executada. Portanto, esse foi um dos referenciais teóricos empregados nesta investigação de mestrado profissional, que utilizou da metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo Intervenção pedagógica, com algumas ações colaborativas. Também foram essenciais como referenciais: Loureiro no que se refere à educação ambiental e cidadania; Foster para aprofundar a contribuição do marxismo para ecologia; Dussel para pensar o contexto latino-americano de embates sociais e ambientais; Gadotti, sobre a relação entre cidade, escola e cidadania; Tonet, sobre educação e emancipação. Baseamo-nos ainda, na tradição da psicologia histórico-cultural de Vigostki, que fundamenta a utilização do jogo pedagógico no processo de aprendizado. A intervenção dinamizou a relação pedagógica com a cidade na perspectiva da educação ambiental crítica, possibilitando que aos estudantes a oportunidade de explicitação de seu aprendizado sobre a influência do capitalismo na crise ambiental vivida na atualidade. Por fim, elaboramos um jogo pedagógico como produto final que auxiliou os trabalhos educativos da escola parceira da pesquisa, como também de futuras propostas de ensino que versem sobre a temática da cidadania e educação ambiental.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study has investigated the relationship between emancipatory citizenship issues and environmental education. With this question: is it possible for training to be emancipatory citizenship, and not just the reproductive culture of capitalist society? As the awareness from the environmental education can assist the formation of emancipated citizens? With these questions aim to develop a work with students from a school in the public network the city of Vitória, ES, Edna de Mattos Siqueira School Delight, proposing activities carried out in the city to subsidize extraescolares environments a process dialectical educational from Historical-critical Pedagogy of Maria Saviani. This pedagogical theory was methodological base for teaching practice actions performed. So this was one of the theoretical referential employees in this investigation of professional master's, who used the methodology of qualitative research, pedagogical Intervention type, with some collaborative actions. Were also essential as references: Loureiro as regards environmental and citizenship education; Foster to study the contribution of Marxism to ecology; Dussel to think the Latin American context of social and environmental shocks; Gadotti, about the relationship between town, school and citizenship; Tanith, on education and emancipation. We rely on the tradition of cultural-historical psychology of Vigostki, which is based on the use of educational game in the learning process. The intervention resulted in the pedagogical relationship with the city in terms of critical environmental education, allowing students the opportunity to explanation of your learning about the influence of capitalism on environmental crisis as experienced today. Finally, we set up a pedagogical game as a final product that assisted the educational work of the research partner school, as well as future educational proposals that verse on the subject of citizenship and environmental education.pt_BR
dc.format.extent101f. : il.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleCidadania emancipatória e educação ambiental : uma intervenção a partir da pedagogia histórico críticapt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus Vitóriapt_BR
dc.identifier.capes30004012072F8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846
ifes.course.underposgraduateMestrado profissional em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberFonte, Sandra Soares Della
dc.contributor.memberOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.memberLoureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.contributor.memberLamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2109227810924409
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9027-0976
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2955-3939


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