Show simple item record

O autogerenciamento da carreira da mulher servidora pública: um estudo com servidoras do Ifes

dc.contributor.advisorSilva, Priscilla de Oliveira Martins da
dc.contributor.authorBastos, Araceli Schulz
dc.date.accessioned2024-07-11T12:33:24Z
dc.date.available2024-07-11T12:33:24Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBASTOS, Araceli Schulz. O autogerenciamento da carreira da mulher servidora pública: um estudo com servidoras do Ifes. 75 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4786
dc.description.abstractRESUMO: Essa dissertação tem o objetivo de compreender como as mulheres servidoras públicas do Ifes fazem o autogerenciamento de suas carreiras, considerando as barreiras de carreiras relacionadas ao gênero. A pesquisa foi realizada com18 mulheres, em que foi utilizada a entrevista semiestruturada e realizada a análise dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo. Teoricamente, utilizou-se a Teoria Social Cognitiva de Carreira (Lent; Brown; Hackett, 1994). A partir dessa teoria foi possível compreender o desenvolvimento da carreira dessas mulheres, levando em consideração o percurso que elas percorreram e as variáveis contextuais presentes até entrarem na carreira pública. Nesse estudo foi possível identificar que a conciliação entre estudo e trabalho, os afazeres domésticos, os cuidados com a família, o preconceito por gênero, entre outros, foram barreiras que interferiram ao longo da busca pela carreira pública e que a maioria dessas barreiras foram amenizadas pelo apoio percebido e pela determinação e resiliência dessas mulheres em torno do seu objetivo de carreira e em permanecer nelapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation aims to understand how female civil servants at Ifes self-manage their careers, considering the career barriers related to gender. Research was carried out whit18 women, using a semi-structured interview, and the data was analyzed by content analysis technique. The theoretical framework was based on the Social Cognitive Career Theory was used (Lent; Brown; Hackett, 1994). This theory made it possible to understand the career development of these women, considering the contextual variables present when they entered the public sector. In this study, it was possible to identify that reconciling study and work, household chores, caring for the family, gender prejudice, among others, were barriers that interfered with their pursuit of a public career, and that most of these barriers were mitigated by the perceived support, determination, and resilience of these women in reaching their desired career goals and remaining in it.pt_BR
dc.format.extent75 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectMulheres no serviço públicopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleO autogerenciamento da carreira da mulher servidora pública: um estudo com servidoras do Ifespt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Serrapt_BR
dc.identifier.capes30001013015P2pt_BR
dc.contributor.memberAmaro, Rubens de Araujo
dc.contributor.memberFerretti, Amanda Soares Zambelli
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record