dc.contributor.advisor | Silva, Priscilla de Oliveira Martins da | |
dc.contributor.author | Bastos, Araceli Schulz | |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T12:33:24Z | |
dc.date.available | 2024-07-11T12:33:24Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | BASTOS, Araceli Schulz. O autogerenciamento da carreira da mulher servidora pública: um estudo com servidoras do Ifes. 75 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4786 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Essa dissertação tem o objetivo de compreender como as mulheres servidoras públicas do Ifes fazem o autogerenciamento de suas carreiras, considerando as barreiras de carreiras relacionadas ao gênero. A pesquisa foi realizada com18 mulheres, em que foi utilizada a entrevista semiestruturada e realizada a análise dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo. Teoricamente, utilizou-se a Teoria Social Cognitiva de Carreira (Lent; Brown; Hackett, 1994). A partir dessa teoria foi possível compreender o desenvolvimento da carreira dessas mulheres, levando em consideração o percurso que elas percorreram e as variáveis contextuais presentes até entrarem na carreira pública. Nesse estudo foi possível identificar que a conciliação entre estudo e trabalho, os afazeres domésticos, os cuidados com a família, o preconceito por gênero, entre outros, foram barreiras que interferiram ao longo da busca pela carreira pública e que a maioria dessas barreiras foram amenizadas pelo apoio percebido e pela determinação e resiliência dessas mulheres em torno do seu objetivo de carreira e em permanecer nela | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This dissertation aims to understand how female civil servants at Ifes self-manage their
careers, considering the career barriers related to gender. Research was carried out
whit18 women, using a semi-structured interview, and the data was analyzed by
content analysis technique. The theoretical framework was based on the Social
Cognitive Career Theory was used (Lent; Brown; Hackett, 1994). This theory made it
possible to understand the career development of these women, considering the
contextual variables present when they entered the public sector. In this study, it was
possible to identify that reconciling study and work, household chores, caring for the
family, gender prejudice, among others, were barriers that interfered with their pursuit
of a public career, and that most of these barriers were mitigated by the perceived
support, determination, and resilience of these women in reaching their desired career
goals and remaining in it. | pt_BR |
dc.format.extent | 75 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Emprego | pt_BR |
dc.subject | Mulheres no serviço público | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | O autogerenciamento da carreira da mulher servidora pública: um estudo com servidoras do Ifes | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Serra | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30001013015P2 | pt_BR |
dc.contributor.member | Amaro, Rubens de Araujo | |
dc.contributor.member | Ferretti, Amanda Soares Zambelli | |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Redes Sociais