Proposta de bancada didática para instrumentação e controle de nível e vazão
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RESUMO: Conforme o levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as atividades industriais ocupam a segunda maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Contudo, a entidade também identificou uma demanda pela mão de obra qualificada, apesar do elevado número de trabalhadores disponíveis no mercado. Diante desse cenário, as instituições de ensino têm buscado atender essa demanda por meio de cursos profissionalizantes, técnicos e tecnológicos, com uma abordagem de aprendizagem prática nos laboratórios, onde estão instaladas as plantas didáticas. Também chamada de bancadas, elas são plataformas que simulam processos industriais para que os estudantes tenham a oportunidade de aplicar a teoria e se familiarizar com os dispositivos industriais. No entanto, as plantas didáticas disponíveis no mercado têm um custo elevado e seus componentes não são amplamente utilizados nas indústrias. Dado esse contexto, estabeleceu-se o objetivo de desenvolver um projeto de construção da bancada didática a ser implementada em um dos laboratórios do IFES Campus Serra, com o intuito de contribuir para aprendizagem dos alunos na área de controle e automação. Neste trabalho, foram realizadas revisão da fundamentação teórica da instrumentação, desenvolvimento do Diagrama de Processo e Instrumentação (P&ID) e do Diagrama de Comando e Potência (DCP) da bancada. Conclui-se este trabalho com a apresentação dos modelos 3D dos componentes elétricos e mecânicos e da estrutura completa da planta didática. Os resultados finais deste projeto possibilitarão a construção imediata da planta, visando melhorar o processo de ensino em automação e controle.
ABSTRACT: According to a survey conducted by the National Confederation of Industry (CNI), industrial activities hold the second largest share of Brazil's Gross Domestic Product (GDP). However, the entity also identified a demand for qualified labor, despite the high number of workers available in the market. In response to this scenario, educational institutions have been striving to meet this demand through professional, technical, and technological courses, with a practical learning approach in laboratories where educational plants are installed. Also known as benches, these platforms simulate industrial processes, giving students the opportunity to apply theory and become familiar with industrial devices. However, the educational plants available in the market have a high cost, and their components are not widely used in industries. Given this context, the objective was established to develop a project for the construction of a didactic bench to be implemented in one of the laboratories at IFES Campus Serra, aiming to contribute to student learning in the field of control and automation. In this work, a review of the theoretical foundation of instrumentation was carried out, along with the development of the Process and Instrumentation Diagram (P&ID) and the Command and Power Diagram (DCP) of the bench. This work concludes with the presentation of 3D models of the electrical and mechanical components and the complete structure of the educational plant. The final results of this project will enable the immediate construction of the plant, aiming to improve the teaching process in automation and control.
- Engenharias716
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