Desenvolvimento e implementação de uma bancada didática para ensino de micromobilidade

Carneiro, Matheus Coelho (2024)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O crescimento dos veículos elétricos (VEs) tem sido notável em todo o mundo, impulsionado pela busca por alternativas sustentáveis aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Este aumento na adoção de VEs cria uma demanda crescente por profissionais capacitados para lidar com a montagem, manutenção e inovação dessas tecnologias. No entanto, ainda existem lacunas significativas no conhecimento prático e técnico necessário para atender a essa demanda de forma eficaz. Este trabalho de conclusão de curso aborda a necessidade de superar essas lacunas por meio do desenvolvimento e implementação de uma bancada didática específica para o ensino de montagem e manutenção de veículos elétricos levíssimos, como scooters elétricas. A proposta inclui a criação de um diagrama de ligação detalhado da scooter elétrica e atividades práticas voltadas para a familiarização dos alunos com os componentes ativos do veículo, como baterias, motores, conversores e módulos de controle. As atividades práticas também envolvem o diagnóstico e a correção de falhas, utilizando ferramentas comuns no campo da eletricidade, como multímetros digitais e fontes de corrente contínua. Os resultados obtidos com a utilização da bancada didática mostraram que os alunos adquiriram uma compreensão sólida sobre o funcionamento dos componentes dos veículos elétricos levíssimos e desenvolveram habilidades críticas de diagnóstico e resolução de problemas. Além disso, a pesquisa com os alunos indicou a aprovação da abordagem prática, destacando a eficácia das bancadas didáticas como ferramentas educacionais.

ABSTRACT: The growth of electric vehicles (EVs) has been remarkable worldwide, driven by the search for sustainable alternatives to fossil fuel-powered vehicles. This increase in EV adoption creates a growing demand for skilled professionals capable of handling the assembly, maintenance, and innovation of these technologies. However, there are still significant gaps in the practical and technical knowledge required to meet this demand effectively. This work addresses the need to bridge these gaps by developing and implementing a teaching bench specifically designed for teaching the assembly and maintenance of light electric vehicles, such as electric scooters. The proposal includes the creation of a detailed wiring diagram of the electric scooter and practical activities aimed at familiarizing students with the active components of the vehicle, such as batteries, motors, converters, and control modules. The practical activities also involve diagnosing and correcting faults, using common electrical tools such as digital multimeters and direct current sources. The results obtained from using the teaching bench showed that students acquired a solid understanding of the functioning of light electric vehicle components and developed critical diagnostic and problem-solving skills. Furthermore, student feedback indicated the approval of the practical approach, highlighting the effectiveness of teaching benches as educational tools.


Collections: