dc.contributor.advisor | Pascuci, Lucilaine Maria | |
dc.contributor.author | Vignati, Monia Lavra | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T14:24:56Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T14:24:56Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | VIGNATI, Monia Lavra. Metáforas e sua representatividade na gestão acadêmica. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ppgadm.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGAdm/detalhes-da-tese?id=13253 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/477 | |
dc.description.abstract | RESUMO: As organizações sociais são essencialmente orientadas por símbolos, a partir dos
quais os agentes organizacionais estão constantemente pensando, refletindo e
agindo, tendo como base imagens, discursos, decisões e ações. Dentre os
diferentes tipos de símbolos presentes na literatura está a metáfora, que faz parte da
natureza e da essência das práticas gerenciais das organizações em geral e, ainda
mais, de organizações acadêmicas, um dos tipos de organizações mais complexas
da sociedade. Considerando que comportamentos, construções de sentido
(sensemaking) e símbolos são construídos e compartilhados por gestores
acadêmicos e, portanto, são influenciadores de práticas gerenciais adotadas, este
estudo investigou a presença e a influência de características de três principais
metáforas nas práticas desenvolvidas: a Metáfora da Máquina, a Metáfora da Arena
Política e a Metáfora da Anarquia Organizada. Para tanto, examinou-se como as
metáforas influenciam as práticas da gestão acadêmica de uma Instituição de Ensino
Superior (IES) nos seus diferentes níveis de atuação (formação Técnica, Graduação
e Mestrado). O estudo respalda-se em conceitos de metáforas, sensemaking, gestão
acadêmica e complexidade organizacional. Trata-se de um estudo de caso de
natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Dados foram coletados por meio de
entrevistas e documentos, os quais foram analisados por meio da técnica de análise
de narrativas e de análise documental. Resultados evidenciaram a presença e
coexistência de características das três Metáforas investigadas nas práticas
gerenciais adotadas na gestão acadêmica, todavia, com preponderância da
Anarquia Organizada e da Arena Política. Tal coexistência da manifestação das
metáforas nas práticas ressalta as implicações da complexidade organizacional e da
pluralidade de públicos e de interesses envolvidos na gestão acadêmica. Ainda que
ressaltada a importância da adoção de soluções de cunho mecanicista na gestão
acadêmica, as práticas de cunho político foram destacadas como sendo essenciais
para se avançar na implementação de mudanças. Destaca-se, portanto, a
importância da habilidade do gestor acadêmico para desempenhar esta função, a
qual demanda a conciliação de uma dimensão objetiva e, principalmente, subjetiva
XI envolvendo insights, criatividade, improvisação, feeling e, preponderantemente,
experiência. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Social organizations are essentially symbol-oriented, from which organizational
agents are constantly thinking, reflecting and acting, based on images, discourses,
decisions and actions. Among the different types of symbols present in the literature
is the metaphor, which is part of the nature and essence of the management
practices of organizations in general and, even more, of academic organizations, one
of the most complex types of organizations in society. Considering the fact that
behaviors, sensemaking and symbols are constructed and shared by academic
managers and therefore, are influencers of management practices adopted, this
study investigated the presence and influence of characteristics of three main
metaphors in the developed practices: Metaphor of the Machine, the Political Arena
Metaphor, and the Organized Anarchy Metaphor. In order to do so, it was examined
how the metaphors influence the academic management practices of a Higher
Education Institution (HEI) in its different levels of performance (technical,
undergraduate and masters). The study is based on concepts of metaphors,
sensemaking, academic management and organizational complexity. This is a case
study of a qualitative, descriptive and exploratory nature. Data were collected through
interviews and documents, which were analyzed through the technique of narrative
analysis and documentary analysis. Results evidenced the presence and coexistence
of characteristics of the three Metaphors investigated in the management practices
adopted in academic management, however, with preponderance of Organized
Anarchy and Political Arena. Such coexistence of the manifestation of metaphors in
practices underscores the implications of organizational complexity and the plurality
of audiences and interests involved in academic management. Although the
importance of adopting mechanistic solutions in academic management was
emphasized, political practices were highlighted as being essential to progress in the
implementation of changes. Therefore, the importance of the academic manager's
ability to perform this function, which demands the conciliation of an objective and
mainly subjective dimension involving insights, creativity, improvisation, feeling and,
above all, experience is emphasized. | |
dc.format.extent | 101 f. : il. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Prática administrativa | |
dc.subject | Gestão acadêmica | |
dc.title | Metáforas e sua representatividade na gestão acadêmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Meyer Júnior, Victor | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1800787573539371 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30001013015P2 | pt_BR |
dc.contributor.member | Dias, Taciana de Lemos | |
dc.contributor.member | Carneiro, Teresa Cristina Janes | |
dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.knowledgeArea | Gestão de organizações | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Estratégia, inovação e desempenho organizacional | pt_BR |
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