Identificação e altas habilidades/superdotação: estudo de caso de um aluno da rede pública de Vila Velha
tcc
Na contemporaneidade o debate acerca da Educação Inclusiva vem crescendo exponencialmente. Esse debate perpassa o público-alvo da Educação Especial, e, destaca dentro dessa categoria, um grupo que continua invisível no ambiente escolar. Trata-se dos estudantes com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O presente trabalho buscou abordar a importância da identificação e as contribuições desse processo, para os estudantes com habilidades acima da média. Dados da Organização Mundial da Saúde e do Censo Escolar (2022) evidenciam o baixo número de alunos identificados com AH/SD, nas escolas do Brasil. Apesar disso, há poucos estudos que abordam a origem do problema e a relação entre identificação e Atendimento Educacional Especializado. Esta pesquisa teve como objetivo principal, analisar como é feito o processo de identificação e de atendimento em Vila Velha - ES, através do Estudo de Caso de um estudante com Altas Habilidades/Superdotação, matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município. Como embasamento teórico, buscou-se respaldo nas Leis e Diretrizes que fundamentam os direitos do público AH/SD e na Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli (1986). A pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, contou com entrevistas semiestruturadas, notas de campo do pesquisador e uma ficha de identificação, para a coleta de dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que, o professor necessita de formação inicial e continuada, para poder reconhecer as características de AH/SD no comportamento dos estudantes. Além disso, a partir de comparações entre os dados obtidos nas entrevistas e os indicativos de AH/SD descritos na ficha, foi possível comprovar a validade da mesma, como ferramenta que pode auxiliar o docente no processo de identificação. Palavras-chave: Educação inclusiva. Altas Habilidades/Superdotação. Educação.
In contemporary times, the debate on Inclusive Education has been growing exponentially. This debate goes beyond the target audience of Special Education, and highlights within this category a group that remains invisible in the school environment. This is the case of students with characteristics of High Ability/Giftedness (HA/G). This study sought to address the importance of identifying and contributing to this process for students with above-average abilities. Data from the World Health Organization and the School Census (2022) show the low number of students identified with HA/G in Brazilian schools. Despite this, there are few studies that address the origin of the problem and the relationship between identification and Specialized Educational Assistance. The main aim of this research was to analyze how the identification and care process is carried out in Vila Velha - ES, through a case study of a student with High Abilities/Gifted, enrolled in the 4rd year of elementary school at a public school in the municipality. As a theoretical basis, we sought support in the Laws and Guidelines that underpin the rights of the HA/G public and in Joseph Renzulli's Theory of the Three Rings (1986). The qualitative and descriptive study used semi-structured interviews, the researcher's field notes and an identification form to collect the data. The results of the research showed that teachers need initial and continuing training to be able to recognize the characteristics of HA/G in students' behavior. In addition, comparisons between the data obtained in the interviews and the indications of HA/G described on the form proved its validity as a tool that can help teachers in the identification process. Keywords: Inclusive education. High Ability/Gifted. Education.
Redes Sociais