Etnomatemática e saberes indígenas na sala de aula : um jogo de tabuleiro dos Guarani Mbyá (Tambeopé) do Espírito Santo
livro
Este livro reúne os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso e de um relatório de Iniciação Científica realizados pelo autor Lucas Mulinari Bongiovani, sob a orientação da autora Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos de forma vinculada à pesquisa “Jogos e Brincadeiras Indígenas numa Perspectiva Etnomatemática”, coordenada pela mesma autora no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória, e desenvolvida no período de 2019 a 2022 com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e diferentes agências de fomento na distribuição de bolsas de iniciação científica – Ifes, Fapes e CNPq. Devido à riqueza de dados construídos na pesquisa, surgiu a oportunidade da presente publicação, como desdobramento de “Jogos, Brincadeiras e Experiências em Matemática com os Guarani e Tupinikim” (2022), primeiro livro resultante da pesquisa, com uma equipe multidisciplinar de autores, de representação indígena e não-indígena.
Redes Sociais