Show simple item record

A interatividade no Facebook enquanto fonte de informação estratégica para a comunicação dos processos seletivos do Ifes

dc.contributor.advisorSouza, Rose Mara Vidal de
dc.contributor.authorValadão, Gabriel Aguiar
dc.date.accessioned2019-08-08T19:04:11Z
dc.date.available2019-08-08T19:04:11Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationVALADÃO, Gabriel Aguiar. A interatividade no Facebook enquanto fonte de informação estratégica para a comunicação dos processos seletivos do ifes. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/475
dc.description.abstractRESUMO: Diante da emergência de novas formas de comunicação suscitadas pela Internet, cabe às organizações adequarem as suas mídias ao contexto múltiplo e dialogal do ciberespaço. Este trabalho, então, objetivou o levantamento das principais dúvidas a respeito dos processos seletivos para cursos técnicos do Ifes provenientes da página de Facebook do Instituto, a fim de propiciar subsídios informacionais para a melhoria dos procedimentos de comunicação dos certames. Com abordagem quali-quantitativa, a pesquisa, do tipo descritiva, realizou uma análise de conteúdo das mensagens privadas recebidas pelo Instituto no supracitado site de mídias sociais. Foram investigadas 248 mensagens, concernentes ao período de julho de 2017 a junho de 2018, que continham dúvidas a respeito das etapas e regras dos processos seletivos. Foi possível elencar os principais questionamentos dos candidatos, além de traçar os perfis desse público em relação à distribuição geográfica, idade e gênero. Assim, o estudo pôde culminar em seu produto técnico, o manual “Divulgação dos processos seletivos para cursos técnicos: guia prático”, que visa orientar os servidores da área de comunicação do Ifes quanto às campanhas de ingresso realizadas por meio do Facebook. Mediante conteúdos customizados, resultantes da relação direta com os seus seguidores, a instituição é capaz, proativamente, de facilitar o entendimento dos editais e tornar mais favorável a participação dos inscritos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Given the emergence of new forms of communication brought about by the Internet, it is up to organizations to adapt their media to the multiple and dialogical context of cyberspace. This work, therefore, aimed at raising the main doubts about the selection processes for technical courses of Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) from the Facebook page of the Institute, in order to provide informational subsidies to improve the communication procedures of the events. With a qualitative-quantitative approach, the research, of the descriptive type, carried out a content analysis of the messages received by the Institute in the referred social media. A total of 248 messages were investigated, covering the period from July 2017 to June 2018, which contained doubts about the stages and rules of the selection processes. It was possible to list the main questions of the candidates, in addition to outlining the profiles of this public in relation to the geographical distribution, age and gender. Thus, the study was able to culminate in its technical product, the manual “Divulgação dos processos seletivos para cursos técnicos: guia prático” (Disclosure of selective processes for technical courses: practical guide), which aims to guide the employees of the communication area of Ifes regarding the advertising of the events on Facebook. Through customized content, resulting from the direct relationship with its followers, the institution is able, proactively, to facilitate the understanding of the notices and to make more favorable the participation of the enrolled ones.pt_BR
dc.format.extent120 f. : il. ; 30 cmpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectComunicação na administração públicapt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleA interatividade no Facebook enquanto fonte de informação estratégica para a comunicação dos processos seletivos do Ifespt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3546042978671767pt_BR
dc.description.affiliationIfesReitoriapt_BR
dc.identifier.capes30001013045P9pt_BR
dc.contributor.memberSetubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
dc.contributor.memberNishiyama, Alexandra Fante
dc.degree.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Públicapt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5886-4934pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record