dc.contributor.advisor | Souza, Rose Mara Vidal de | |
dc.contributor.author | Valadão, Gabriel Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:04:11Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:04:11Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | VALADÃO, Gabriel Aguiar. A interatividade no Facebook enquanto fonte de informação estratégica para a comunicação dos processos seletivos do ifes. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/475 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Diante da emergência de novas formas de comunicação suscitadas pela Internet, cabe às
organizações adequarem as suas mídias ao contexto múltiplo e dialogal do ciberespaço. Este
trabalho, então, objetivou o levantamento das principais dúvidas a respeito dos processos
seletivos para cursos técnicos do Ifes provenientes da página de Facebook do Instituto, a fim
de propiciar subsídios informacionais para a melhoria dos procedimentos de comunicação dos
certames. Com abordagem quali-quantitativa, a pesquisa, do tipo descritiva, realizou uma
análise de conteúdo das mensagens privadas recebidas pelo Instituto no supracitado site de
mídias sociais. Foram investigadas 248 mensagens, concernentes ao período de julho de 2017
a junho de 2018, que continham dúvidas a respeito das etapas e regras dos processos seletivos.
Foi possível elencar os principais questionamentos dos candidatos, além de traçar os perfis
desse público em relação à distribuição geográfica, idade e gênero. Assim, o estudo pôde
culminar em seu produto técnico, o manual “Divulgação dos processos seletivos para cursos
técnicos: guia prático”, que visa orientar os servidores da área de comunicação do Ifes quanto
às campanhas de ingresso realizadas por meio do Facebook. Mediante conteúdos
customizados, resultantes da relação direta com os seus seguidores, a instituição é capaz,
proativamente, de facilitar o entendimento dos editais e tornar mais favorável a participação
dos inscritos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Given the emergence of new forms of communication brought about by the Internet, it is up to
organizations to adapt their media to the multiple and dialogical context of cyberspace. This
work, therefore, aimed at raising the main doubts about the selection processes for technical
courses of Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) from the Facebook page of the Institute,
in order to provide informational subsidies to improve the communication procedures of the
events. With a qualitative-quantitative approach, the research, of the descriptive type, carried
out a content analysis of the messages received by the Institute in the referred social media. A
total of 248 messages were investigated, covering the period from July 2017 to June 2018,
which contained doubts about the stages and rules of the selection processes. It was possible
to list the main questions of the candidates, in addition to outlining the profiles of this public
in relation to the geographical distribution, age and gender. Thus, the study was able to
culminate in its technical product, the manual “Divulgação dos processos seletivos para
cursos técnicos: guia prático” (Disclosure of selective processes for technical courses:
practical guide), which aims to guide the employees of the communication area of Ifes
regarding the advertising of the events on Facebook. Through customized content, resulting
from the direct relationship with its followers, the institution is able, proactively, to facilitate
the understanding of the notices and to make more favorable the participation of the enrolled
ones. | pt_BR |
dc.format.extent | 120 f. : il. ; 30 cm | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação nas organizações | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na administração pública | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.title | A interatividade no Facebook enquanto fonte de informação estratégica para a comunicação dos processos seletivos do Ifes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3546042978671767 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Reitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30001013045P9 | pt_BR |
dc.contributor.member | Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro | |
dc.contributor.member | Nishiyama, Alexandra Fante | |
dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em Gestão Pública | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5886-4934 | pt_BR |
Redes Sociais