Escolas multisseriadas no campo - desafios e potencialidades: um estudo de caso da EMEIEF “Padre Luiz da Grã”

Araújo, Rosimere Galvão de (2024-06-28)

tcc

O presente trabalho aborda a temática da educação no campo, com foco na análise das práticas pedagógicas em escolas multisseriadas. Investigamos o funcionamento dessas instituições, as potencialidades, os desafios enfrentados por professores e alunos, e a importância de abordagens flexíveis para promover um ambiente de aprendizagem inclusivo. O objetivo geral deste trabalho é analisar as potencialidades das escolas multisseriadas, considerando aspectos como a diversidade de séries em uma mesma sala e os desafios enfrentados por educadores. A pesquisa abrangeu uma revisão e análise de estudos relacionados, como teses e dissertações, fornecendo uma compreensão abrangente das práticas educacionais nas escolas multisseriadas. Os referenciais teóricos foram embasados em autores como Yin (2001), Gil (2002), Ludke; André (1986). A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, com ênfase em uma abordagem exploratória e na estratégia de Estudo de Caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo a pesquisa de campo conduzida durante a segunda quinzena de dezembro (2023). Com base nas respostas das profissionais da Educação, os resultados da pesquisa destacam a necessidade de uma abordagem adaptativa e flexível por parte dos professores em salas multisseriadas. Uma constante reinvenção do professor, indicando um processo dinâmico de aprendizado contínuo, ressaltando os desafios específicos enfrentados nesse contexto, como a distribuição equitativa da atenção entre alunos de diferentes séries e habilidades. Portanto, os resultados apontam para a importância de estratégias pedagógicas inclusivas e diferenciadas para promover um ambiente de aprendizagem eficaz e enriquecedor em salas multisseriadas.

This work addresses the theme of education in the countryside, focusing on the analysis of pedagogical practices in multigrade schools. We investigate the functioning of these institutions, the potential, the challenges faced by teachers and students, and the importance of flexible approaches to promote an inclusive learning environment. The general objective of this work is to analyze the potential of multigrade schools, considering aspects such as the diversity of grades in the same room and the challenges faced by educators. The research encompassed a review and analysis of related studies, such as theses and dissertations, providing a comprehensive understanding of educational practices in multigrade schools. The theoretical references were based on authors such as Yin (2001), Gil (2002), Ludke; André (1986). The methodology adopted was qualitative in nature, with an emphasis on an exploratory approach and the Case Study strategy. Data collection was carried out through semi-structured interviews, with field research conducted during the second half of December (2023). Based on the responses of Education professionals, the research results highlight the need for an adaptive and flexible approach on the part of teachers in multigrade classrooms. A constant reinvention of the teacher, indicating a dynamic process of continuous learning, highlighting the specific challenges faced in this context, such as the equitable distribution of attention between students of different grades and abilities. Therefore, the results point to the importance of inclusive and differentiated pedagogical strategies to promote an effective and enriching learning environment in multigrade classrooms.


Collections: