Biossegurança: Estudo de caso sobre os laboratórios de química do Ifes Campus Vila Velha

Melo, Thamires Lucia Lube de (2023)

tcc

No ensino da ciências da natureza, em particular a Química, a construção de um saber teórico-prático acontece, em sua maioria, nos laboratórios de ensino e pesquisa. Apesar das vantagens oferecidas, os laboratórios somente podem desempenhar seu papel inovador quando requisitos mínimos de saúde e segurança estão preservados. A biossegurança é a frente científica que determina os princípios e normas da segurança dos laboratórios. O objetivo geral desta pesquisa é estudar as características e a percepção relativa às normas de biossegurança por parte dos usuários dos laboratórios de química do Ifes - Campus Vila Velha, como resposta à seguinte questão norteadora “como os estudantes que frequentam os laboratórios de química do Ifes campus Vila Velha percebem a adesão às normas de biossegurança?”. Para o desenvolvimento da proposta deste trabalho, inicialmente caracterizou-se os laboratórios e, logo após, um questionário foi desenvolvido e aplicado aos estudantes dos cursos técnico integrado em biotecnologia e química, técnico concomitante em química, química industrial, biomedicina e licenciatura em química. O questionário, baseado na escala de Likert com com as possibilidades de respostas sendo “nenhum”, “baixo”, “médio”, “alto” e “muito alto”, foi dividido em duas partes, a primeira sendo uma autoavaliação (percepção pessoal) e a segunda referente à percepção dos estudantes acerca das ações da instituição e de seus colegas às medidas de biossegurança. Os resultados obtidos na seção de percepção pessoal indicam que os estudantes reconhecem a importância da segurança nos laboratórios, embora existam áreas específicas em que melhorias podem ser feitas, como o uso dos extintores e procedimentos em caso de derramamento de substância. Ao analisar os dados da percepção do ambiente, esses destacam uma percepção de adesão insuficiente ao uso de óculos, luvas, sinalização de rotas de fuga, disponibilidade de mapas de risco nos laboratórios e carência na oferta de treinamentos efetivos para os protocolos de segurança. Por fim, disciplinas dedicadas à biossegurança foram identificadas em alguns cursos, assim como a incorporação dessa temática como parte integrante do conteúdo em outras disciplinas. No entanto, a falta de detalhamento nas ementas, com a descrição apenas de "noções de biossegurança em laboratório", pode ser considerada uma limitação que impacta a profundidade do ensino sobre esses temas. A biossegurança não apenas se insere, mas se destaca como um elemento indispensável na formação profissional dos estudantes, assegurando não apenas conhecimento teórico, mas também práticas seguras e responsáveis ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional.

In the teaching of natural sciences, particularly Chemistry, the construction of theoretical-practical knowledge primarily takes place in teaching and research laboratories. Despite the advantages offered, laboratories can only fulfill their innovative role when minimum health and safety requirements are preserved. Biosafety is the scientific front that determines the principles and standards of laboratory safety. The overall objective of this research is to study the characteristics and perception regarding biosafety standards among users of the chemistry laboratories at Ifes - Campus Vila Velha. This is in response to the guiding question, "How do students who attend the chemistry laboratories at Ifes Campus Vila Velha perceive adherence to biosafety standards?". To develop this work, the laboratories were initially characterized, and then a questionnaire was designed and administered to students in the integrated technical courses in biotechnology and chemistry, concomitant technical courses in chemistry, industrial chemistry, biomedicine, and chemistry teaching. The questionnaire, based on the Likert scale with response options being "none", "low", "medium", "high” and "very high" was divided into two parts. The first part involved self-assessment (personal perception), and the second part focused on students' perception of the institution's actions and their peers' adherence to biosafety measures. Results from the personal perception section indicate that students recognize the importance of safety in laboratories, although there are specific areas where improvements can be made, such as the use of fire extinguishers and procedures in case of substance spills. Analyzing the data on environmental perception, it highlights an insufficient perception of adherence to the use of goggles, gloves, signaling of escape routes, availability of risk maps in laboratories, and a lack of effective training for safety protocols. Lastly, disciplines dedicated to biosafety were identified in some courses, as well as the incorporation of this theme as an integral part of the content in other subjects. However, the lack of detail in the course descriptions, with only a mention of "notions of laboratory biosafety," can be considered a limitation that affects the depth of teaching on these topics. Biosafety not only fits but stands out as an indispensable element in the professional development of students, ensuring not only theoretical knowledge but also safe and responsible practices throughout their academic and professional journey.


Collections: