Um relato de experiência sobre o ensino de robótica e cultura maker em um laboratório de tecnologia
tcc
RESUMO:
RESUMO: Este trabalho relata a experiência da autora desse texto, uma estudante de Engenharia de Controle e Automação, em um projeto de extensão voltado ao ensino de eletrônica, robótica e cultura maker para alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo é demonstrar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação, promovendo a inclusão tecnológica e a aprendizagem criativa. A metodologia envolveu a participação na implantação de um laboratório de tecnologia, atuação como facilitadora e realização de atividades práticas. A justificativa se baseia na necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e preparar os estudantes para os desafios do mundo moderno. Durante a experiência, foram aprendidas lições importantes, como a necessidade de uma infraestrutura adequada, a flexibilidade no planejamento das atividades, a capacitação contínua da equipe e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Conclui-se que projetos de extensão são fundamentais para a formação profissional dos estudantes de engenharia, reforçando a importância de investir em educação tecnológica.
ABSTRACT: This work reports the experience of a Control and Automation Engineering student in an extension project aimed at teaching electronics, robotics, and maker culture to elementary and high school students. The objective is to demonstrate the practical application of theoretical knowledge acquired in the undergraduate program, promoting technological inclusion and creative learning. The methodology involved participation in the establishment of a technology laboratory, acting as a facilitator, and conducting practical activities. The justification is based on the need to adapt education to technological changes and prepare students for the challenges of the modern world. During the experience, important lessons were learned, such as the need for adequate infrastructure, flexibility in activity planning, continuous team training, and student engagement in the learning process. It is concluded that extension projects are essential for the professional training of engineering students, reinforcing the importance of investing in technological education.
- Engenharias699
Redes Sociais