Show simple item record

Uma análise dos recursos pedagógicos para alunos autistas nas escolas da Grande Vitória

dc.contributor.advisorSebim, Charlini Contarato
dc.contributor.authorLima e Silva, Rafaela Correa
dc.date.accessioned2024-07-02T12:56:55Z
dc.date.available2024-07-02T12:56:55Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationLIMA E SILVA, Rafaela Correa; SEBIM, Charlini Contarato. Uma análise dos recursos pedagógicos para os alunos autistas nas escolas da Grande Vitória. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras - Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4729
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho teve por objetivo conhecer os recursos educacionais ofertados aos alunos com autismo do Ensino Fundamental II e Médio de algumas escolas da Grande Vitória. Como recursos educacionais, compreende-se a formação dos profissionais de educação especial, os projetos propostos pelas instituições, os instrumentos pedagógicos oferecidos para a realização das atividades educacionais, entre outros. O estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, fundamentada em pesquisa estruturada direcionada a 18 professores de educação especial. Foi possível observar que os recursos disponíveis nas escolas da Grande Vitória não são suficientes/adequados às demandas e necessidades educacionais dos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work sought to know the educational resources offered to Elementary and High School’s students with autism of a few Grande Vitória’s schools. Educational resources include the training of special education professionals, the projects proposed by the institutions, the pedagogical tools offered to carry out educational activities, et cetera. The study is categorized as bibliographic research, of exploratory character, grounded on a field study directed to 18 special education teachers. It was possible to observe that the resources available in Grande Vitória’s schools are not sufficient/adequate to the demands and educational needs of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD).pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGrande Vitóriapt_BR
dc.subjectRecursos Pedagógicospt_BR
dc.titleUma análise dos recursos pedagógicos para alunos autistas nas escolas da Grande Vitóriapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras-Português
dc.contributor.memberSebim, Charlini Contarato
dc.contributor.memberThiengo, Edmar Reis
dc.contributor.memberVieira, Alexandro Braga


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record