Aprendizagem Baseada em Problemas: Proposta de Ensino na Disciplina de Gestão Industrial do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica
tcc
As metodologias ativas na educação vêm crescendo consideravelmente no mundo e a sua utilização implica em melhorias no índice de aprendizagem em até 90% (noventa por cento). O tema principal desta pesquisa é o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na disciplina de Gestão Industrial do Curso de Técnico Integrado em Mecatrônica do IFES - Campus Serra. A hipótese levantada aqui é: a ABP pode ser utilizada para contribuir de forma significativa e melhorar a aprendizagem, comparada ao Ensino Tradicional? O objetivo geral é potencializar a aprendizagem dos alunos com a utilização da ABP, envolvendo questões e problemas do mundo real. Esta forma de aprendizagem consiste na construção colaborativa da solução de desafios, e sua proposta é capacitar o aluno para ser o principal agente de seu aprendizado, estimular a autoaprendizagem e a curiosidade para pesquisa. Isto se contrapõe ao Ensino Tradicional que organiza as disciplinas de forma fragmentada e utiliza a memorização no processo avaliativo. A pesquisa é exploratória, com um estudo de caso de avaliação e utilização da ABP, incluindo um questionário aplicado a 23 alunos que cursam a disciplina no ano letivo de 2022. Os projetos utilizando a ABP estão ainda em fase de desenvolvimento. Concluímos nesta pesquisa que a metodologia de ABP contribui com a autonomia da aprendizagem, através de estudos de situações reais, sendo uma alternativa de metodologia de aprendizagem.
The employment of alternative methodology on education has considerably increased in the globe and its use culminates on improvements of learning rate by up to 90%. The main subject of this research is the use of alternative methodology on Problem Based Learning (PBL) as a learning facilitator in the discipline Industrial Management, of the Integrated Technician in Mechatronic Course of IFES - Campus Serra. The hypothesis here proposed is: can the PBL be used to significantly contribute and improve learning when compared to traditional teaching? The main goal is to enhance student learning with the employment of PBL involving issues and problems from the real work world. This form of learning consists on the collaborative problem solving and proposes to enable the student to become the main agent of their own learning, to stimulate learning and curiosity for research, to reflect and analyze different situations that require decision-making. This is in contrast to traditional teaching that organizes disciplines in a fragmented way and exams that still privilege memorization. The research is exploratory with a case study of evaluation and use of PBL, including a questionnaire applied to 23 students who attend the discipline in the academic year of 2022. In addition, projects using PBL are being built by students of the discipline. The conclusions of this research show that PBL learning is significant and clearly contributes to the autonomy of learning through studies of real situations. In addition, PBL can contribute as an alternative learning methodology
Redes Sociais