Show simple item record

Números complexos e algumas aplicações ao Ensino médio

dc.contributor.advisorRosado Filho, Moacir
dc.contributor.authorSilva, Clariana Martinelli
dc.date.accessioned2019-07-30T13:50:25Z
dc.date.available2019-07-30T13:50:25Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, Clariana Martinelli. Números complexos e algumas aplicações ao ensino médio. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/471
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal levar ao professor de Ensino Médio algumas aplicações para o uso dos números complexos que se apresentem diferentes das aplicações dos livros didáticos. Foram inúmeras vezes que ao expor esse conteúdo em sala de aula surgiu a dúvida, por parte do aluno, "Onde eu vou usar isso?". E, normalmente, em números complexos, a resposta é sempre em torno de matérias e/ou disciplinas ofertadas ao ensino superior. Dificilmente têm-se aplicações de números complexos relacionadas ao Ensino Médio. Nesse sentido, este trabalho propõe três aplicações, cada uma delas contendo exemplos que são seguidos por exercícios. A primeira atividade proposta, que usa distância entre dois pontos, visa o entendimento do que é o argumento principal do número complexo, as outras duas atividades apresentam aplicações dos números complexos. Uma tem por objetivo encontrar vértices de um polígono regular dado um único vértice de início e a outra usa operações com esse conjunto de números para demonstrar fórmulas trigonométricas que são vistas no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work has as a main subject to bring to the teacher of high school some applications for the use of complex numbers, different from applications in textbooks. For many times, when I started to teach this subject, some students questioned: “Where am I going to use this?”, and usually the answer is always around the subjects and/or disciplines offered in higher education. It is hardly seen application of complex numbers related to high school. Therefore, this work has three overtures. Each one with examples followed by exercises. The first proposed activity is about the distance between two points and it aims to understand what the main argument of complex numbers is. The other two activities are about the application of complex numbers. One has as objective to find the vertices of a regular polygon given a single start vertex, and the other one uses operations with the same group of numbers for demonstration of trigonometric formulas seen in high school.
dc.format.extent75 p. : il. ; 30cmpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectPolígono regularpt_BR
dc.subjectLei dos cossenospt_BR
dc.subjectLei dos senospt_BR
dc.subjectAplicações de números complexospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleNúmeros complexos e algumas aplicações ao Ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.contributor.institutionSociedade Brasileira de Matemática
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3726576131627857pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus Nova Venéciapt_BR
dc.identifier.capes31075010001P2pt_BR
dc.contributor.memberFilho, Florêncio Ferreira Guimarães
dc.contributor.memberFerreira, Maria Clara Schuwartz
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.knowledgeAreaEnsino de Matemática na Educação Básicapt_BR
dc.degree.researchAreaFormação de professores que ensinam matemáticapt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9245815665956760


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record