Show simple item record

Formação docente continuada: desatenção, SPA e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras.

dc.contributor.advisorAmorim, Aline Pinto
dc.contributor.authorUlisses, Ethel Menegucci
dc.date.accessioned2024-06-27T18:56:10Z
dc.date.available2024-06-27T18:56:10Z
dc.date.issued2024-06
dc.identifier.citationULISSES, Ethel Menegucci. Formação docente continuada: desatenção, SPA e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras. 2024. 49 f. : il ; 563Kb. TCC (Especialização em Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor, Pós Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas. Vitória, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4719
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho analisou, por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, a complexidade do ambiente educacional contemporâneo, com foco na problemática da desatenção e sua relação com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) em sala de aula. A pesquisa destaca a necessidade de compreender as especificidades de cada estudante, reconhecendo que diversos fatores influenciam seu desempenho escolar. Ressalta-se a importância do professor em identificar esses elementos e adotar estratégias pedagógicas inovadoras que atendam às necessidades individuais dos alunos. No que diz respeito à SPA, a pesquisa aborda os desafios impostos pela sociedade moderna, caracterizada pelo excesso de estímulos visuais e sonoros, além da rapidez de informações. Nesse sentido, a pesquisa enfatiza a abordagem de temas relevantes, como a SPA e a apresentação de ferramentas e estratégias para lidar com a diversidade de desafios em sala de aula. A discussão sobre a formação continuada dos professores revela a necessidade de uma abordagem reflexiva e contínua das práticas educativas, valorizando a construção permanente da identidade docente e sua proximidade com as emoções dos alunos. Finalmente, a pesquisa observa a necessidade de uma educação que desenvolva meios para lidar com a desatenção e o desestímulo dos alunos, desacelerando o pensamento e promovendo habilidades sócio emocionais, apresentando uma proposta de prática pedagógica para capacitar professores e alunos a controlar frustrações, manter o foco e melhorar o aprendizado. Palavras-chave: Educação. Síndrome do Pensamento Acelerado. Formação Continuada. Desatenção.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstornos da ansiedadept_BR
dc.subjectSíndrome - pensamento aceleradopt_BR
dc.titleFormação docente continuada: desatenção, SPA e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coTanes, Talina Molina Lopes
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2679927252405583pt_BR
ifes.course.underposgraduateLatu Sensu em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberFávero, Rutinelli da Penha
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0186705001802361pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record