dc.contributor.advisor | Amorim, Aline Pinto | |
dc.contributor.author | Ulisses, Ethel Menegucci | |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T18:56:10Z | |
dc.date.available | 2024-06-27T18:56:10Z | |
dc.date.issued | 2024-06 | |
dc.identifier.citation | ULISSES, Ethel Menegucci. Formação docente continuada: desatenção, SPA e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras. 2024. 49 f. : il ; 563Kb. TCC (Especialização em Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor, Pós Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas. Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4719 | |
dc.description.abstract | RESUMO
Este trabalho analisou, por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, a
complexidade do ambiente educacional contemporâneo, com foco na problemática
da desatenção e sua relação com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) em
sala de aula. A pesquisa destaca a necessidade de compreender as especificidades
de cada estudante, reconhecendo que diversos fatores influenciam seu desempenho
escolar. Ressalta-se a importância do professor em identificar esses elementos e
adotar estratégias pedagógicas inovadoras que atendam às necessidades
individuais dos alunos. No que diz respeito à SPA, a pesquisa aborda os desafios
impostos pela sociedade moderna, caracterizada pelo excesso de estímulos visuais
e sonoros, além da rapidez de informações. Nesse sentido, a pesquisa enfatiza a
abordagem de temas relevantes, como a SPA e a apresentação de ferramentas e
estratégias para lidar com a diversidade de desafios em sala de aula. A discussão
sobre a formação continuada dos professores revela a necessidade de uma
abordagem reflexiva e contínua das práticas educativas, valorizando a construção
permanente da identidade docente e sua proximidade com as emoções dos alunos.
Finalmente, a pesquisa observa a necessidade de uma educação que desenvolva
meios para lidar com a desatenção e o desestímulo dos alunos, desacelerando o
pensamento e promovendo habilidades sócio emocionais, apresentando uma
proposta de prática pedagógica para capacitar professores e alunos a controlar
frustrações, manter o foco e melhorar o aprendizado.
Palavras-chave: Educação. Síndrome do Pensamento Acelerado. Formação
Continuada. Desatenção. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtornos da ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Síndrome - pensamento acelerado | pt_BR |
dc.title | Formação docente continuada: desatenção, SPA e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Tanes, Talina Molina Lopes | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2679927252405583 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Latu Sensu em Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Fávero, Rutinelli da Penha | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/0186705001802361 | pt_BR |
Redes Sociais