Formação docente continuada: desatenção, SPA e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras.

Ulisses, Ethel Menegucci (2024-06)

tcc

RESUMO Este trabalho analisou, por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, a complexidade do ambiente educacional contemporâneo, com foco na problemática da desatenção e sua relação com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) em sala de aula. A pesquisa destaca a necessidade de compreender as especificidades de cada estudante, reconhecendo que diversos fatores influenciam seu desempenho escolar. Ressalta-se a importância do professor em identificar esses elementos e adotar estratégias pedagógicas inovadoras que atendam às necessidades individuais dos alunos. No que diz respeito à SPA, a pesquisa aborda os desafios impostos pela sociedade moderna, caracterizada pelo excesso de estímulos visuais e sonoros, além da rapidez de informações. Nesse sentido, a pesquisa enfatiza a abordagem de temas relevantes, como a SPA e a apresentação de ferramentas e estratégias para lidar com a diversidade de desafios em sala de aula. A discussão sobre a formação continuada dos professores revela a necessidade de uma abordagem reflexiva e contínua das práticas educativas, valorizando a construção permanente da identidade docente e sua proximidade com as emoções dos alunos. Finalmente, a pesquisa observa a necessidade de uma educação que desenvolva meios para lidar com a desatenção e o desestímulo dos alunos, desacelerando o pensamento e promovendo habilidades sócio emocionais, apresentando uma proposta de prática pedagógica para capacitar professores e alunos a controlar frustrações, manter o foco e melhorar o aprendizado. Palavras-chave: Educação. Síndrome do Pensamento Acelerado. Formação Continuada. Desatenção.


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