Alfabetização: aprendizagem mediada pelo uso do computador

Silva, Chirlene Fracalossi Nascimento da (2012)

tcc

O presente trabalho tem a finalidade de verificar as contribuições que os recursos didáticos do computador oportunizam aos alunos que estão na alfabetização, bem como investigar quão os alunos utilizam as ferramentas do computador para interagir na aprendizagem da língua escrita, como professores e alunos utilizam essa ferramenta na alfabetização, quais os recursos que melhor se adéquam a alfabetização e por fim propor alternativas para melhorar o ensino e a aprendizagem na alfabetização utilizando os recursos do computador. Este projeto prevê um estudo bibliográfico, com revisão de literatura a cerca da alfabetização, informática na educação, recursos didáticos do computador, estratégias de ensino, ação pedagogia e técnica de investigação utilizada será bibliográfica e documental. Será realizado um estudo descritivo a cerca do nível de desenvolvimento de aprendizagem, problemas encontrados pelos professores e o seu tratamento, bem como as propostas de minimizar o problema. Nestas duas escolas serão feitas entrevistas do tipo semiestruturada, dirigida aos professores e aos alunos; formulário contendo dados que se pretende observar no corpo discente referente a comportamento, interesse e desempenho ao realizar atividades no laboratório de informática. Ao coletar e analisar os dados será confrontado com os conceitos teóricos. Buscará, por fim, concluir a respeito se os recursos didáticos do computador contribuem para a alfabetização dos alunos, desenvolvendo no mesmo a criticidade, a autonomia, as competências relacionadas a essa ferramenta e se é efetiva a contribuição a práticas dos professores em seu dia-a-dia


Collections: