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O processo de terceirização nas relações organizacionais

dc.contributor.authorSilva, Alfredo Rodrigues Leite da
dc.contributor.authorMello, Andreza Sampaio de
dc.contributor.authorChristo, Simone de Souza
dc.date.accessioned2017-01-19T15:22:46Z
dc.date.available2017-01-19T15:22:46Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationSILVA, Alfredo Rodrigues Leite da; MELLO, Andreza Sampaio de; SOUZA, Simone de. O processo de terceirização nas relações organizacionais. Rev. FAE, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 126-141, jan./jun. 2013.
dc.identifier.issn1516-1234
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/46
dc.description.abstractRESUMO: Nesta pesquisa objetivou-se discutir como o processo de terceirização é contextualizado nas culturas, nas relações de poder e no clima organizacional das empresas. As questões culturais, as relações de poder e o clima organizacional são fatores ligados a diferentes níveis de desempenho e estão presentes nas relações cotidianas das organizações. Para legitimar empiricamente essa discussão, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos funcionários de uma empresa líder na produção de papel e celulose. Foi possível concluir que os aspectos culturais, as relações de poder e o clima organizacional estão relacionados à forma como os funcionários encaram as mudanças trazidas pela terceirização. O processo de mudança desencadeado pelas terceirizações pode ser facilitado ou dificultado em função de como são tratadas as questões ligadas à cultura, ao poder e ao clima organizacional.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This paper discusses how the process of outsourcing is contextualized in different cultures, in power relations and in organizational climate of companies. Cultural issues, power relations and the organizational climate factors are linked to different levels of performance and are present in everyday relationships in organizations. To legitimize this discussion empirically the data were gathered from semi-structured interviews with employees of a leading company in the production of pulp and paper. The results suggest that cultural aspects, power relations and organizational climate are related to the way employees face the changes brought by outsourcing. The process of change caused by outsourcing can be facilitated or hampered according to the way matters are linked to culture; power and organizational climate are treated.
dc.format.extentp. 126-141
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista da FAEpt_BR
dc.relation.ispartofRev. FAE, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 126-141, jan./jun. 2013.
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectRelações de poder
dc.subjectClima
dc.subjectTerceirização
dc.titleO processo de terceirização nas relações organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe outsourcing process in organizational relationshipsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.publisher.local, Curitiba
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
dc.contributor.institutionUniversidade Presbiteriana Mackenzie
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6936626260076562
dc.description.affiliationIfesCampus Guarapari


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