Competências socioemocionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: sugestão de um projeto de ensino

Brozeghini, Karolinne Bromonschenkel Pedrini (2023)

tcc

A educação nos tempos contemporâneos enfrenta desafios sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, entre outros, e é constantemente convidada a repensar seus valores. Neste sentido, as competências socioemocionais representam uma forma de romper com a transmissão do conhecimento puramente técnico e incluir aspectos do relacionamento humano e da convivência em sociedade. Para explorar aspectos humanos e emocionais envolvidos na relação ensino-aprendizagem, o docente também precisa agir intencionalmente no sentido de trazer tais aspectos para a sala de aula. Assim, este trabalho tem o objetivo de elaborar um projeto de ensino que contribua para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ao ter acesso a estratégias como um projeto de ensino direcionado, os docentes possuem mais subsídios para orientar suas práticas. Dessa forma, acreditamos que este trabalho pode auxiliar professores em suas práticas e trazer contribuições para expandir as visões acerca de competências socioemocionais e metodologias ativas na EPT.


Collections: