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Planejamento de caminho livre de grade de ocupação baseado em segmentos tangentes a curvas paralelas

dc.contributor.advisorResendo, Leandro Colombi
dc.contributor.authorBaumgarten, Alysson Frizzera
dc.date.accessioned2024-06-19T15:11:17Z
dc.date.available2024-06-19T15:11:17Z
dc.date.issued2024-06-11
dc.identifier.citationBAUMGARTEN, Alysson Frizzera. Planejamento de caminho livre de grade de ocupação baseado em segmentos tangentes a curvas paralelas. 2024. 84 f. Dissertação (mestrado em Computação Aplicada) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Serra, Serra, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4694
dc.description.abstractO problema de navegação de veículos autônomos em ambientes não estruturados envolve a capacidade do veículo autônomo de planejar um caminho livre de obstáculos em tempo real entre uma sequência de pontos de referência (waypoints). Embora existam na literatura diversos planejadores de caminho baseados em otimização, amostragem e geometria, nenhum deles é projetado considerando os sensores mais comumente usados para detecção de obstáculos e mapeamento, que atualmente utilizam coordenadas polares, como LIDAR e RADAR. Com esse objetivo, este trabalho propõe um algoritmo baseado em geometria computacional para realizar a etapa de planejamento de caminho para navegação de veículos autônomos em ambientes não estruturados. Nos experimentos numéricos, o algoritmo proposto demonstrou desempenho satisfatório ao modelar os caminhos por meio de waypoints em ambientes bidimensionais, com tempos de execução consistentemente baixos em comparação com os outros algoritmos analisados, D* e PRM. Avaliado em simulação, o algoritmo manteve resultados de desempenho comparáveis nas métricas relacionadas ao espaço. Além disso, seus resultados foram comparados seguindo as métricas padronizadas da BARN com métodos clássicos, superando na métrica de tortuosidade, evidenciando uma tendência a desviar-se para evitar obstáculos, sugerindo uma maior exploração de caminhos sinuosos e curvilíneos, o que pode ser vantajosa em ambientes com muitos obstáculos ou com caminhos mais complexos, como ruas estreitas, corredores sinuosos ou locais com obstáculos que precisam ser evitados. Destacamos que este trabalho contribui para o avanço no desenvolvimento de sistemas autônomos de navegação, apresentando resultados promissores e abrindo caminho para futuras pesquisas na área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent84 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de caminhopt_BR
dc.subjectNavegação autônomapt_BR
dc.subjectGeometria computacionalpt_BR
dc.titlePlanejamento de caminho livre de grade de ocupação baseado em segmentos tangentes a curvas paralelaspt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012075P4pt_BR
ifes.knowledgeAreaCiência da computaçãopt_BR
ifes.researchAreaInteligência artificialpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8108487234297364pt_BR
ifes.course.underposgraduateComputação Aplicada
dc.contributor.memberSilva, Danilo de Paula e
dc.contributor.memberSilva, Avelino Forechi
dc.contributor.memberPereira, Flávio Garcia
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9470331518728833pt_BR


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