Formação de professores em contextos campesinos na perspectiva freiriana : reflexividade sobre a prática docente

Loss, Leodete Aparecida Sipolatti (2024)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A presente dissertação é fruto do trabalho desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, na linha de pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades e da linha temática Educação do Campo. Tendo como temática a Formação Continuada dos Professores do campo no município de Santa Teresa, Espírito Santo, o objetivo da pesquisa foi analisar como o desenvolvimento das oficinas pedagógicas com os professores do campo pode contribuir com suas práticas pedagógicas. Toma como referenciais teóricos os constructos da educação do campo de Arroyo (2004, 2012) e Caldart (2001, 2002) e da formação de professores de Freire (2001, 2002), articulado em torno dos conceitos estruturantes de diálogo e reflexividade, que constituem as bases da proposta de formação continuada realizada. Essa pesquisa está pautada nos princípios da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, na defesa de uma formação continuada de professor de modo colaborativo, na dialogicidade e na produção coletiva, possibilitando contribuir para o desenvolvimento de uma educação do campo com qualidade, reafirmando-a como direito humano. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, sendo nossa pesquisa classificada segundo os métodos empregados como Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008) que presume a coprodução de saberes, mediante a colaboração e o diálogo. O foco da pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma formação continuada com professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam nas escolas do campo do município de Santa Teresa, por meio de oficinas pedagógicas com encontros presenciais e construções não presenciais, como a produção de Cadernos de Mediação Pedagógica, visando contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores campesinos, ampliando os conhecimentos de maneira que resultem em transformação, (re)direcionando o ensino por meio de metodologias e conteúdos próprios para o contexto de uma escola do campo. Os resultados apontam, entre outros aspectos, que o processo formativo contribuiu com a prática pedagógica das professoras em contextos campesinos, no fortalecimento da escola do campo, valorizando esse espaço com sua cultura, identidade e resgate da história da comunidade; a superação do pensamento de inferioridade da vida no campo, expressando significativamente o sentimento de pertencimento; o reconhecimento da potencialidade da mística, como elemento pedagógico da educação do campo, como um movimento que representa a utopia coletiva e os valores; e que os projetos da escola do campo não podem ser realizados individualmente, que é necessário construir o coletivo envolvendo os estudantes, docentes e a comunidade campesina para que os objetivos sejam alcançados, na compreensão de que o diálogo entre a escola e comunidade, e entre professor e estudante são condições para um educação transformadora e libertadora.(FREIRE, 2001). O produto educacional consistirá em materializar o percurso formativo através de um livro virtual (e-book), que foi produzido de modo colaborativo e compartilhado com os professores das escolas do campo da rede municipal teresense.

ABSTRACT: This dissertation is the result of the work developed in the Professional Master's degree in Humanities Teaching of the Postgraduate Program in Humanities Teaching - PPGEH of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo - Ifes, in the line of research Training of Teachers in Humanities Teaching and the Rural Education thematic line. Having as its theme the Continuing Training of Rural Teachers in the municipality of Santa Teresa, Espírito Santo, the objective of the research was to analyze how the development of pedagogical workshops with rural teachers can contribute to their pedagogical practices. It takes as theoretical references the constructs of rural education by Arroyo (2004, 2012) and Caldart (2001, 2002) and teacher training by Freire (2001, 2002), articulated around the structuring concepts of dialogue and reflexivity, which constitute the bases of the continued training proposal carried out. This research is based on the principles of Paulo Freire's Liberating Pedagogy, in defense of continued teacher training in a collaborative way, in dialogicity and collective production, making it possible to contribute to the development of quality rural education, reaffirming it as a right human. Methodologically, we opted for a qualitative approach, with our research classified according to the methods used as Collaborative Research (IBIAPINA, 2008), which assumes the co-production of knowledge, through collaboration and dialogue. The focus of the research was the development of continued training with Early Childhood Education and Early Years teachers who work in rural schools in the municipality of Santa Teresa, through pedagogical workshops with face-to-face meetings and non-face-to-face constructions, such as the production of Pedagogical Mediation Notebooks, aiming to contribute to reflection on the pedagogical practice of rural teachers, expanding knowledge in a way that results in transformation, (re)directing teaching through methodologies and content specific to the context of a rural school. field. The results indicate, among other aspects, that the training process contributed to the pedagogical practice of teachers in rural contexts, strengthening the rural school, valuing this space with its culture, identity and recovery of the community's history; overcoming the thought of inferiority of rural life, significantly expressing the feeling of belonging; the recognition of the potential of mysticism, as a pedagogical element of rural education, as a movement that represents collective utopia and values; and that rural school projects cannot be carried out individually, that it is necessary to build a collective involving students, teachers and the rural community so that the objectives are achieved, in the understanding that dialogue between the school and the community, and between teacher and student are conditions for a transformative and liberating education. (FREIRE, 2001). The educational product will consist of materializing the training path through a virtual book (e-book), which was produced collaboratively and shared with teachers from rural schools in the Teresense municipal network.


Collections: