A produção textual em pauta : o Instagram no incentivo à escrita nas séries finais do ensino fundamental

Lima, Vandercileia dos Santos Barbosa de (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: A maioria dos estudantes do século XXI está conectada em tempo integral. Hoje é um imperativo a inclusão da tecnologia em praticamente tudo, ela é um recurso que inspira a criatividade, consegue motivar pessoas e também é uma fonte de informações que faz parte da realidade dos estudantes. Por essa razão, este trabalho teve como propósito verificar estratégias para o uso do Instagram no incentivo à produção escrita dos educandos das séries finais do Ensino Fundamental (EF). Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa ação, e como instrumento de análise, foi produzida e trabalhada uma sequência de atividades junto aos educandos participantes do estudo, utilizando tanto a sala de aula como o Instagram a fim de construir ou reunir os dados a serem analisados. Para embasar a pesquisa empírica e sustentar a investigação, buscaram-se os autores Magda Soares (2009), na abordagem sobre letramento; Freitas (2005) e Marcuschi (2008), que trazem discussões sobre a escrita; Costa (2005), Lévy (2010), Rojo (2012), Coscarelli e Ribeiro (2021), por apresentarem a temática do hipertexto e do letramento digital e Bakthin (1999), que entrelaça todas estas concepções por meio do debate sobre dialogismo e a linguagem como interação social. Com esse embasamento, foi aplicada uma proposta de oficinas em uma turma do 9º ano da EMEF Samuel Batista Cruz, de Linhares-ES, com 27 estudantes participantes da pesquisa. A análise dos dados mostrou que o Instagram pode contribuir na motivação à produção de textos devido ao alinhamento dos alunos com o universo tecnológico. O material produzido nas oficinas resultou em um ebook, que poderá servir de apoio aos demais professores que pretendem utilizar os gêneros textuais virtuais no processo de aprendizagem. As postagens feitas no Instagram serviram de motivação para a produção de texto na sala de aula, onde a produção foi mais livre, sem cobranças ou julgamentos quanto à escrita ou as opiniões expressas. Nas redes sociais, o texto dá lugar às curtidas e figurinhas.

ABSTRACT: The majority of students in the 21st century is connected full time. Thus, nowadays it is practically an imperative to include technology in Education, as it is a resource that inspires creativity, it may motivate people and it is also a source of information that is part of the contemporary reality of students. Therefore, this research aimed at verifying strategies for using Instagram to encourage the written production of students in the final years of Elementary School. To this end, a qualitative research was carried out, also with characteristics of Action Research. As an analysis instrument, it was used a sequence of activities to construct data with the students participating in the study, using both the classroom and Instagram. In order to support the empirical research, the following authors form the theoretical base of this investigation: Magda Soares (2009), when it comes to literacy; Freitas (2005) and Marcuschi (2008), bringing discussions about writing; Costa (2005), Lévy (2010), Rojo (2012), Coscarelli and Ribeiro (2021), presenting the theme of hypertext and digital literacy and, finally, Bakthin (1999), who intertwines all these conceptions through the debate on dialogism and language as social interaction. Based on this theoretical framework, a pedagogical intervention proposal was applied with workshops in a 9th grade class at EMEF Samuel Batista Cruz, in Linhares-ES, with 27 students participating in the research. Data analysis showed that Instagram may contribute to motivating the production of texts due to students' alignment with the technological universe. The material produced in the workshops resulted in an e-book, which could serve as support for other teachers who intend to use virtual textual genres in the learning process. The posts made on Instagram served as motivation for the production of texts in the classroom, where production was freer, without demands or judgments regarding the writing or the opinions expressed. On social media, text gives space to “likes” and “stickers”.