Análise do legado do projeto Lean Seis Sigma na expedição rodoviária de fertilizantes
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Durante as últimas décadas, o setor do agronegócio tem sido um dos principais impulsionadores do crescimento econômico do Brasil. Esse crescimento se sustentou, em grande parte, pelo aumento da produtividade das lavouras, impulsionado pela utilização de fertilizantes minerais para correção do solo. Entre 2013 e 2022, houve um notável aumento de 43% na importação de fertilizantes no país, refletindo essa tendência. O objetivo deste artigo é realizar uma análise do legado de um projeto de Lean Seis Sigma, oito anos após sua implantação em uma operação de expedição rodoviária de fertilizantes em um terminal portuário situado na região da Grande Vitória, no Espírito Santo. Para isso, foi realizado um estudo de caso com coleta de dados por meio de visitas na planta, entrevistas com os atuais gestores e análise dos indicadores em vigor, com o intuito de identificar as mudanças ao longo do tempo. Verificou-se que medidas cruciais adotadas em 2015, tais como a indicação gráfica do caminho a ser percorrido, designação recebida ao entrar no terminal e placas indicativas de direcionamento nas bifurcações da via não foram mantidas, revelando uma possível perda da cultura Lean.
During the past decades, the agribusiness sector has been one of the main drivers of Brazil's economic growth. This growth was sustained by the increase in crop productivity, driven using mineral fertilizers for soil correction. Between 2013 and 2022, there was a notable 43% increase in fertilizer imports in the country, reflecting this trend. The objective of this article is to analyze the legacy of a Lean Six Sigma project, eight years after its implementation in a fertilizer road dispatch operation at a port terminal located in the Vitória metropolitan region, in Espírito Santo. For this purpose, a case study was conducted with data collection through plant visits, interviews with current managers and analysis of existing indicators, aiming to identify changes over time. It was found that crucial measures adopted in 2015, such as graphical indication of the path to be followed, designation upon entering the terminal, and signs indicating directions at the road forks were not maintained, revealing a loss of Lean culture.
- Engenharias164
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