Relatório das oficinas formativas no âmbito da proposta de educação antirracista: por uma outra abolição
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À luz da Lei nº. 10.639/2003, alterada pela Lei nº. 11.645/08, em sua relação com os pressupostos político-pedagógicos no âmbito da pretendida formação humana de estudantes do Curso Técnico Integrado em Hospedagem, Proeja, Ifes campus Vitória, o objetivo principal das oficinas formativas foi potencializar os estudos e reflexões críticas acerca do racismo estrutural evidenciado no curso de formação da sociedade brasileira. No campo da metodologia, destacamos as contribuições dos estudos decoloniais [ ] e da pedagogia histórico critica (Saviani,2012) oportunidade em que tornou-se possível dar concretude à proposta de educação antirracista a partir dos pressupostos dos marcos legais indutores da obrigatoriedade dos estudos sobre a história e cultura dos povos africanos e afro brasileiros. O presente relatório não se afirmar enquanto guia ou receituário a serem reproduzidos; diz respeito apenas, à possibilidade de contribuir com as discussões temáticas acerca do racismo estrutural numa perspectiva didático pedagógica comprometida em promover, por meio da reflexão crítica, a emancipação dos sujeitos envolvidos no processo de produção do conhecimento, quando na oficina final de produção dos fanzines, conformou-se a expressão desta possibilidade.
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