Educação ambiental como ferramenta de ensino da agroecologia e sustentabilidade
tcc
Os crescentes impactos e externalidades ambientais reiteraram a necessidade de um novo modo de produção e consumo para garantia do equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais. Conceitos referentes à Agroecologia e Sustentabilidade, bem como sobre a Educação Ambiental (EA) como ferramenta de ensino de tais temáticas na educação básica, precisam ser reforçados no ambiente escolar. Neste sentido, formar cidadãos conscientes da dependência ambiental para qualidade de vida das atuais e futuras gerações é indispensável. O presente trabalho busca apresentar os conhecimentos prévios de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca das temáticas de Agroecologia e Sustentabilidade, bem como a EA como ferramenta para o ensino dessas temáticas. Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários de percepção ambiental em uma turma do 2º ano da EJA, na Escola de Referência e Ensino Médio Albertina da Costa Soares - EREMACS, localizada no município de Ipojuca, Pernambuco. Por intermédio do questionário aplicado a 22 estudantes, foi possível constatar que a maioria dos alunos reconhece a importância do Meio Ambiente para a vida dos seres humanos, mas também carecem de conhecimentos voltados às questões Agroecológicas.
Redes Sociais