O ensino da Língua Portuguesa a partir do gênero memórias literárias : uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita
dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho objetiva, primordialmente, promover o ensino das variedades cultas da língua portuguesa a partir da retextualização de textos do gênero memórias literárias. A escolha do gênero memórias literárias se justifica por ele permitir que os participantes da pesquisa possam se apropriar de relatos de pessoas residentes na comunidade, o que contribui para que haja um conhecimento mais amplo da cultura local, sua identidade e história. Especificamente, os objetivos são: desenvolver a reflexão dos estudantes sobre a variação linguística; capacitá-los a usar as modalidades oral e escrita da língua, adequando-as a diferentes situações comunicativas; congregar as diversas famílias que residem no Distrito de Laginha – Pancas/ES, a comunidade pesquisada; dar a conhecer a diversidade étnica, cultural e linguística da localidade, por meio dos relatos de vida dos mais idosos da região; discutir com os discentes aspectos de sua identidade linguística e cultural; suscitar nos alunos um maior conhecimento e, por conseguinte, envolvimento com a história local. A pesquisa, de abordagem qualitativa e participante, está embasada nos estudos da retextualização, dos gêneros textuais – especificamente das memórias literárias – e da Sociolinguística Educacional. A abordagem metodológica adotada consistiu na condução de atividades para conscientizar os alunos sobre o tema da memória e oralidade. Também foram promovidas discussões em grupo, entrevistas com membros da comunidade de Laginha e sessões práticas para criar memórias literárias. Como resultado, a proposta proporcionou aos estudantes participantes da pesquisa a formação de uma consciência linguística que os fez compreender que língua e sociedade não se dissociam, sendo a primeira o reflexo da segunda. Também a partir da pesquisa, houve o desenvolvimento das produções escritas: os alunos passaram a aplicar a linguagem formal e a produzir textos com maior propriedade e adequação às normas de textualidade. Por fim, todo o processo propiciou aos alunos um ganho de experiência e de conhecimento sobre o gênero memórias literárias. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Retextualização. Gênero memórias literárias. Sociolinguística Educacional
ABSTRACT: This work aims primarily to promote the teaching of the standard varieties of the Portuguese language through the retextualization of texts in the literary memoir genre. The choice of the literary memoir genre is justified by its allowance for research participants to appropriate accounts from community residents, contributing to a broader understanding of the local culture, its identity, and history. Specifically, the objectives are: to develop students' reflection on linguistic variation; to enable them to use both oral and written forms of the language, adapting them to different communicative situations; to bring together the diverse families residing in the Laginha District – Pancas/ES, the researched community; to make known the ethnic, cultural, and linguistic diversity of the locality through the life stories of the region's elders; to discuss with students aspects of their linguistic and cultural identity; to inspire in students a greater understanding and consequently involvement with local history. The qualitative and participant approach research is based on retextualization studies, textual genres – specifically literary memoirs – and Educational Sociolinguistics. The adopted methodological approach consisted of conducting activities to raise students' awareness about the theme of memory and orality. Group discussions were also promoted, along with interviews with members of the Laginha community and practical sessions for creating literary memoirs. As a result, the proposal provided participating students with a formation of linguistic awareness that helped them understand that language and society are inseparable, with the former being a reflection of the latter. Also stemming from the research was the development of written productions: students began applying formal language and producing texts with greater accuracy and adherence to textuality norms. Finally, the entire process provided students with an increase in experience and knowledge about the literary memoir genre. Keywords: Teaching Portuguese language. Retextualization. Literary memoir genre. Educational Sociolinguistics.
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