O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE SISTEMA ABO E RH
tcc
Tendo em vista que o ensino de ciências tem ganhado cada vez mais uma perspectiva de ensino ativo, colocando o aluno como agente construtor do próprio conhecimento e favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, bem como, levando em consideração que o ensino por investigação tem mostrado-se cada vez mais viável como abordagem didático no processo de ensino aprendizagem, optou-se por apresentar uma proposição de sequência de ensino investigativa sobre o conteúdo de sistema ABO e Rh a partir do ensino por investigação como pressuposto teórico-metodológico. Para tanto, foi necessário a realização de uma pesquisa bibliográfica a partir de livros e artigos relacionados à temática, com intuito de levantar base teórica para construção da SEI. Os resultados da pesquisa apontam que uma sequência de ensino investigativa sobre sistema ABO e Rh pode impactar de forma positiva no processo de ensino aprendizagem mais significativo, dinâmico e lúdico, já que o ensino por investigação coloca o aluno como construtor de seu conhecimento a partir de um ensino mais ativo. Além disso, abordar sobre o conteúdo de sistemas sanguíneos de forma menos abstrata e complexa contribui para uma sensibilização e esclarecimentos a respeito da doação de sangue, assunto relevante dentro da saúde pública.
Considering that science teaching has increasingly gained a perspective of active teaching, placing the student as a constructor agent of their own knowledge and favoring the development of students' critical and reflective thinking, as well as taking into account that teaching by investigation has proved to be increasingly viable as a didactic approach in the teaching-learning process, it was decided to present a proposition of an investigative teaching sequence on the content of the ABO and Rh system from the teaching by investigation as a theoretical-methodological assumption. Therefore, it was necessary to carry out a bibliographic research from books and articles related to the theme, in order to raise the theoretical basis for the construction of the SEI. The research results indicate that a sequence of investigative teaching on the ABO and Rh system can positively impact the teaching-learning process in a more significant, dynamic and playful way, since teaching by investigation places the student as a builder of his knowledge from more active teaching. In addition, addressing the content of blood systems in a less abstract and complex way contributes to raising awareness and clarification regarding blood donation, a relevant subject within public health.
Redes Sociais