Show simple item record

Horta pedagógica como estratégia de educação ambiental

dc.contributor.advisorSouza, Maurício Novaes
dc.contributor.authorFrancischetto, Beatriz de Moura
dc.date.accessioned2024-05-14T12:26:37Z
dc.date.available2024-05-14T12:26:37Z
dc.date.issued2024-05-09
dc.identifier.citationFRANCISCHETTO, Beatriz de Moura. Horta pedagógica como estratégia de educação ambiental. 2024. 32 f. Monografia (Pós-graduação em Agroecologia e Sustentabilidade). Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre. Alegre. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4644
dc.description.abstractO atual projeto visa explorar a sinergia entre a agroecologia, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental como elementos fundamentais na construção de práticas sustentáveis. O foco principal é colaborar na execução de hortas pedagógicas no ambiente do dia a dia, mais especificamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. A agroecologia desempenha um papel central ao introduzir práticas sustentáveis, enquanto a educação ambiental, por meio de atividades específicas, orienta as crianças para uma perspectiva preocupada com questões ambientais e agroecológicas. A pesquisa foi conduzida com a participação ativa das crianças, da coordenação e dos funcionários, incluindo revisão bibliográfica e o desenvolvimento prático da horta pedagógica no CRAS. O objetivo foi promover a interdisciplinaridade da educação ambiental, permitindo que as crianças tivessem contato direto com todo o processo, desde a produção até o consumo, estabelecendo conexões com boas práticas e uma alimentação saudável. Buscou conscientizar sobre a importância do manuseio correto dos alimentos, promover hábitos alimentares saudáveis e incentivar práticas socioambientais que fortalecem a relação entre sociedade e meio ambiente. Foi possível observar que a prática da horta agroecológica não só enriqueceu a educação acadêmica, mas também fomentou a adoção de valores e atitudes sustentáveis, exercendo um impacto positivo no desenvolvimento das crianças que influenciarão suas escolhas e comportamentos ao longo da vida.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_embargadopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPráticas socioambientaispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleHorta pedagógica como estratégia de educação ambientalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.campusCampus_de_Alegrept_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espirito (Ifes)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9102965807788455pt_BR
ifes.course.underposgraduateAgroecologia e Sustentabilidade
dc.contributor.memberOliveira, Carlos Henrique Rodrigues de
dc.contributor.memberPeluzio, Telma Machado de Oliveira
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1293627013882628pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2216111713065095pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record