dc.contributor.advisor | Souza, Maurício Novaes | |
dc.contributor.author | Francischetto, Beatriz de Moura | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:26:37Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T12:26:37Z | |
dc.date.issued | 2024-05-09 | |
dc.identifier.citation | FRANCISCHETTO, Beatriz de Moura. Horta pedagógica como estratégia de educação ambiental. 2024. 32 f. Monografia (Pós-graduação em Agroecologia e Sustentabilidade). Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre. Alegre. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4644 | |
dc.description.abstract | O atual projeto visa explorar a sinergia entre a agroecologia, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental como elementos fundamentais na construção de práticas sustentáveis. O foco principal é colaborar na execução de hortas pedagógicas no ambiente do dia a dia, mais especificamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. A agroecologia desempenha um papel central ao introduzir práticas sustentáveis, enquanto a educação ambiental, por meio de atividades específicas, orienta as crianças para uma perspectiva preocupada com questões ambientais e agroecológicas. A pesquisa foi conduzida com a participação ativa das crianças, da coordenação e dos funcionários, incluindo revisão bibliográfica e o desenvolvimento prático da horta pedagógica no CRAS. O objetivo foi promover a interdisciplinaridade da educação ambiental, permitindo que as crianças tivessem contato direto com todo o processo, desde a produção até o consumo, estabelecendo conexões com boas práticas e uma alimentação saudável. Buscou conscientizar sobre a importância do manuseio correto dos alimentos, promover hábitos alimentares saudáveis e incentivar práticas socioambientais que fortalecem a relação entre sociedade e meio ambiente. Foi possível observar que a prática da horta agroecológica não só enriqueceu a educação acadêmica, mas também fomentou a adoção de valores e atitudes sustentáveis, exercendo um impacto positivo no desenvolvimento das crianças que influenciarão suas escolhas e comportamentos ao longo da vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_embargado | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Práticas socioambientais | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Horta pedagógica como estratégia de educação ambiental | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Alegre | pt_BR |
ifes.campus | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espirito (Ifes) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9102965807788455 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Agroecologia e Sustentabilidade | |
dc.contributor.member | Oliveira, Carlos Henrique Rodrigues de | |
dc.contributor.member | Peluzio, Telma Machado de Oliveira | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1293627013882628 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2216111713065095 | pt_BR |
Redes Sociais