dc.contributor.advisor | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Silva, Andreia Lima | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:01:47Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T12:01:47Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Andréia Lima. Educação literária para as relações étnico-raciais na escola: diálogos com a poesia de Elisa Lucinda. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4643 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer diálogos com a literatura capixaba
de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura
no Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, almejou-se utilizar a poesia de
Elisa Lucinda em diálogo com outros autores representativos do tema em tela:
Evaristo (2009); Gomes (2011, 2012); Araújo (2015), a fim de fomentar a
formação do leitor responsivo. Nesse sentido, a base teórica utilizada possibilitou,
através de uma abordagem dialógica, uma reflexão, a partir do corpus escolhido,
sobre situações vivenciadas pela comunidade negra, a fim de levar os estudantes
a desenvolverem sua sensibilidade e criticidade. Desenvolveu-se esta pesquisa
com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública
estadual, no município de São Gabriel da Palha, localizado no noroeste do Estado
do Espírito Santo. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa com
nuances da pesquisa-ação, a partir de Tripp (2005) e Thiollent (1986). O aporte
teórico se fundamentou essencialmente em autores que dialogaram sobre os
conceitos de dialogismo e responsividade Bakhtin (2011, 2014); Bezerra (2015)
Brait (2005, 2006); Fiorin (2018); Carvalho (2018, 2021) e Geraldi (2002) para
observar e analisar as relações estabelecidas, pelo estudante leitor, entre as
leituras e as relações étnico-raciais presentes na sociedade. Como produto
educacional, elaborou-se um e-book com orientações teórico-metodológicas para
subsidiar a prática de professores da Educação Básica, no que tange à educação
literária no contexto proposto. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aimed to establish dialogues with the literature of Espírito Santo of
black authorship and to reflect on ethnic-racial relations in reading practices in
Elementary School Final Years. To this end, we aimed to use Elisa Lucinda's
poetry in dialogue with other authors representative of the theme in question:
Evaristo (2009); Gomes (2011, 2012); Araújo (2015), in order to foster the
formation of the responsive reader. In this sense, the theoretical basis used made
it possible, through a dialogical approach, to reflect, from the chosen corpus, on
situations experienced by the black community, in order to lead students to
develop their sensitivity and criticality. This research was carried out with students
of the 7th grade of Elementary School in a state public school in the municipality of
São Gabriel da Palha, located in the northwest of the State of Espírito Santo. We
opted for a qualitative methodological approach with nuances of action research,
based on Tripp (2005) and Thiollent (1986). The theoretical contribution was
essentially based on authors who dialogued on the concepts of dialogism and
responsiveness Bakhtin (2011, 2014); Bezerra (2015) Brait (2005, 2006); Fiorin
(2018); Carvalho (2018, 2021) and Geraldi (2002) to observe and analyze the
relationships established, by the student reader, between readings and ethnic racial relations present in society. As an educational product, an e-book was
elaborated with theoretical-methodological guidelines to support the practice of
Basic Education teachers, with regard to literary education in the proposed
context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Propós - PRPPG IFES | pt_BR |
dc.format.extent | 113 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação literária | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira e relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Literatura capixaba | pt_BR |
dc.subject | Poesia e responsividade | pt_BR |
dc.title | Educação literária para as relações étnico-raciais na escola : diálogos com a poesia de Elisa Lucinda | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos Literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.member | Alcântara, Regina Godinho de | |
Redes Sociais