Educação literária para as relações étnico-raciais na escola : diálogos com a poesia de Elisa Lucinda

Silva, Andreia Lima (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer diálogos com a literatura capixaba de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura no Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, almejou-se utilizar a poesia de Elisa Lucinda em diálogo com outros autores representativos do tema em tela: Evaristo (2009); Gomes (2011, 2012); Araújo (2015), a fim de fomentar a formação do leitor responsivo. Nesse sentido, a base teórica utilizada possibilitou, através de uma abordagem dialógica, uma reflexão, a partir do corpus escolhido, sobre situações vivenciadas pela comunidade negra, a fim de levar os estudantes a desenvolverem sua sensibilidade e criticidade. Desenvolveu-se esta pesquisa com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual, no município de São Gabriel da Palha, localizado no noroeste do Estado do Espírito Santo. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa com nuances da pesquisa-ação, a partir de Tripp (2005) e Thiollent (1986). O aporte teórico se fundamentou essencialmente em autores que dialogaram sobre os conceitos de dialogismo e responsividade Bakhtin (2011, 2014); Bezerra (2015) Brait (2005, 2006); Fiorin (2018); Carvalho (2018, 2021) e Geraldi (2002) para observar e analisar as relações estabelecidas, pelo estudante leitor, entre as leituras e as relações étnico-raciais presentes na sociedade. Como produto educacional, elaborou-se um e-book com orientações teórico-metodológicas para subsidiar a prática de professores da Educação Básica, no que tange à educação literária no contexto proposto.

ABSTRACT: This research aimed to establish dialogues with the literature of Espírito Santo of black authorship and to reflect on ethnic-racial relations in reading practices in Elementary School Final Years. To this end, we aimed to use Elisa Lucinda's poetry in dialogue with other authors representative of the theme in question: Evaristo (2009); Gomes (2011, 2012); Araújo (2015), in order to foster the formation of the responsive reader. In this sense, the theoretical basis used made it possible, through a dialogical approach, to reflect, from the chosen corpus, on situations experienced by the black community, in order to lead students to develop their sensitivity and criticality. This research was carried out with students of the 7th grade of Elementary School in a state public school in the municipality of São Gabriel da Palha, located in the northwest of the State of Espírito Santo. We opted for a qualitative methodological approach with nuances of action research, based on Tripp (2005) and Thiollent (1986). The theoretical contribution was essentially based on authors who dialogued on the concepts of dialogism and responsiveness Bakhtin (2011, 2014); Bezerra (2015) Brait (2005, 2006); Fiorin (2018); Carvalho (2018, 2021) and Geraldi (2002) to observe and analyze the relationships established, by the student reader, between readings and ethnic racial relations present in society. As an educational product, an e-book was elaborated with theoretical-methodological guidelines to support the practice of Basic Education teachers, with regard to literary education in the proposed context.