FABRICAÇÃO DE SABÕES CASEIROS AROMATIZADOS: O ENSINO DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Zagato, Natália Cristine Ferreira (2024)

artigo

O ensino médio é uma etapa determinante da vida do educando, pois as competências e habilidades adquiridas neste período interferem nas escolhas da futura vida, seja ela profissional ou acadêmica. No âmbito curricular, a forma com que o conteúdo apresentado ao aluno se relaciona com seus conhecimentos prévios, direcionará a sua aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição que uma intervenção pedagógica (IP) com a temática do sabão caseiro aromatizado, fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), pode promover na aprendizagem de interações moleculares, bem como no fomento da responsabilidade ambiental, para alunos da primeira série do Novo Ensino Médio (NEM). Para adquirir maior conhecimento acerca da produção de sabão aromatizado para posterior reprodução com os educandos, foram realizadas práticas experimentais no laboratório do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vila Velha, a saber: análises de óleo residual de fritura (ORF), extração de essência de lavanda, produção de sabões aromatizados (líquido e em barra) e análises de parâmetros dos sabões produzidos. No que tange à investigação do processo de ensino aprendizagem, foi realizada uma pesquisa-intervenção de abordagem mista. A IP foi aplicada em uma turma de 1ª série do Novo Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Venda Nova do Imigrante, a qual foi dividida em três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. Para as análises teórico metodológicas referentes ao processo de ensino e aprendizagem, foi utilizado Aprendizagem Significativa Crítica (ASC), em confluência com as habilidades preconizadas pela ABP, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o enfoque CTSA. Os resultados das análises demonstram que, ao longo da IP com a temática do sabão aromatizado, foi possível aproximar o conteúdo de interações intermoleculares às situações do cotidiano dos alunos. Observou-se também que a abordagem CTSA promoveu o desenvolvimento de uma percepção de responsabilidade ambiental nos estudantes, uma vez que 82% deles passaram a coletar o próprio ORF, evidenciando a promoção da ASC. Como produto educacional deste trabalho, foi elaborado um guia didático para docentes, abordando o ensino de interações intermoleculares através da metodologia de ABP com a temática do sabão aromatizado, tendo em vista a ASC e a promoção de habilidades preconizadas pela BNCC para o ensino de Ciências da Natureza.


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