Aproximações entre a pedagogia da alternância e a pedagogia do movimento
tcc
Este trabalho buscou identificar aproximações entre a Pedagogia da Alternância (PA) e a Pedagogia do Movimento (PM) por meio de uma pesquisa bibliográfica cuidadosa que tem como referencial teórico Pizetta (1999, 2014), Caldart (2000, 2021), Caliari (2012, 2013) e Begnami (2003, 2019). A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos que investiguem a aproximação entre ambas, destacando a importância de uma análise aprofundada sobre suas semelhanças. Ao explorar o estado da arte em relação a temática, foram identificadas lacunas significativas na produção acadêmica no que tange à aproximação entre ambas as pedagogias. A pesquisa tem como objetivo geral realizar uma análise abrangente por meio da revisão bibliográfica em relação à Pedagogia do Movimento e à Pedagogia da Alternância, buscando identificar suas aproximações. Os objetivos específicos da pesquisa têm por finalidade destacar as características de cada uma das práticas analisadas para, em seguida, encontrar as semelhanças entre a Pedagogia do Movimento e a Pedagogia da Alternância. Após análise, identificamos os seguintes elementos comuns entre a Pedagogia da Alternância e a Pedagogia do Movimento: educação libertadora e emancipatória; valorização da realidade camponesa e práticas educacionais voltadas para a realidade do educando; organização dos estudantes; formação de educadores e integração de teoria e prática, estudo e trabalho.
ABSTRACT:This study aimed to identify connections between Alternation Pedagogy (AP) and Movement Pedagogy (MP) through careful bibliographic research with theoretical references from Pizetta (1999, 2014), Caldart (2000, 2021), Caliari (2012, 2013), and Begnami (2003, 2019). The research is justified by the scarcity of studies investigating the relationship between both, highlighting the importance of a thorough analysis of their similarities. By exploring the state of the art regarding the topic, significant gaps were identified in academic production regarding the connection between both pedagogies. The overall objective of the research is to conduct a comprehensive analysis through bibliographic review regarding Movement Pedagogy and Alternation Pedagogy, aiming to identify their connections. The specific objectives of the research aim to highlight the characteristics of each of the analyzed practices and then find the similarities between Movement Pedagogy and Alternation Pedagogy. After analysis, we identified the following common elements between Alternation Pedagogy and Movement Pedagogy: liberating and emancipatory education; valorization of peasant reality and educational practices focused on the learner's reality; student organization; educator training; and integration of theory and practice, study, and work.
Redes Sociais