UTILIZANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROGRAMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS
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Esse texto busca propor uma sequência didática com total de 5 encontros a fim de introduzir o pensamento computacional, através de atividades práticas, com alunos do 6º ano, de forma que o conteúdo de polígonos seja trabalhado de maneira mais atrativa, incentivando o protagonismo dos estudantes. É uma proposta que ainda não foi aplicada e portanto pode ser adaptada para cada realidade. Durante as atividades propostas, será utilizada a metodologia do pensamento computacional desplugado, através do baralho AlgoCards e posteriormente esses mesmos comandos serão reutilizados em uma plataforma on-line de programação em blocos, o “Scratch”, para a construção de polígonos. O objetivo é propor uma introdução ao pensamento computacional como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instrui no sentido de que os alunos não deverão somente usufruir das tecnologias digitais, mas também, entender seu funcionamento. Portanto, a ideia é fazer com que o aluno se interesse pelo pensamento computacional, perceba sua utilização em tarefas do cotidiano, aprenda e utilize no seu cotidiano escolar e também que leve para sua vida como cidadão.
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