Show simple item record

Inserção de alunos do curso Proeja na tecnologia digital: uma proposta de site sobre o mundo do trabalho

dc.contributor.advisorAlmeida, Esther Ortlieb Faria
dc.contributor.authorNascimento, Larissa Lopes Reis do
dc.date.accessioned2024-04-23T16:37:27Z
dc.date.available2024-04-23T16:37:27Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationNascimento, Larissa Lopes Reis do. Inserção de alunos do curso Proeja na tecnologia digital: uma proposta de site sobre o mundo do trabalho. 2019. 37 f. TCC (Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo - Cefor, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4605
dc.description.abstractEsta pesquisa é oriunda do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais do Cefor/Ifes e se enquadra na temática sobre a tecnologia digital dos alunos do curso Proeja. Neste contexto, como principal objetivo buscou-se responder como os alunos do curso Proeja Técnico em Mecânica, do Ifes - Campus Vitória, estão se formando para o mundo do trabalho à luz das tecnologias. Ou seja, a cultura tecnológica voltada para o mundo do trabalho, em seu processo de formação, está incluindo ou excluindo esses alunos? O embasamento teórico da pesquisa tem como alicerce os estudos de Moura (2019), Paiva (2011), Ribeiro (2011), Gentili (2002), Silva (2013) e do Nascimento (2011). Realizada em campo e com características de pesquisa como princípio educativo, que tem seu valor pedagógico, educativo e formativo, utilizou-se a metodologia exploratória com coleta e análise de dados a partir de um questionário fechado aplicado a 50 alunos, professores da Educação Básica das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do curso. As análises realizadas a partir dos dados coletados/produzidos e validados revelaram que os alunos são altamente tecnológicos quando se utilizam as redes sociais, mas a maioria não tem conhecimentos em tecnologias digitais voltadas para o mundo do trabalho. O presente trabalho investigativo resultou na construção de um site que tem como objetivo publicar informações sobre educação básica, tecnológica e profissional abordando temas como: cursos, tendências tecnológicas e mercadológicas e novas metodologias de ensino pautadas no aprendizado via tecnologias. Traremos também para o debate a análise de dados: os alunos dominam as tecnologias, porém não as que o mercado de trabalho exige; além disso, os educandos envolvidos na pesquisa se mostraram interessados e motivados a aprender sobre o tema enfocado. Percebeu-se que os alunos, em relação à cultura digital voltada para o mundo do trabalho, encontram-se no status de exclusão e que esta pesquisa tem a contribuir para mudança deste quadro. Mas isso não se encerra neste projeto, visto que a busca por uma formação humanizada, plena, estética e tecnológica deve fazer parte do processo de formação dos alunos.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTecnologia-Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.titleInserção de alunos do curso Proeja na tecnologia digital: uma proposta de site sobre o mundo do trabalhopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.course.underposgraduateLato Sensu em Tecnologias Educacionais
dc.contributor.memberJúnior, José Mário Costa
dc.contributor.memberCotonhoto, Larissy Alves


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record