Inserção de alunos do curso Proeja na tecnologia digital: uma proposta de site sobre o mundo do trabalho
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Esta pesquisa é oriunda do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais do Cefor/Ifes e se enquadra na temática sobre a tecnologia digital dos alunos do curso Proeja. Neste contexto, como principal objetivo buscou-se responder como os alunos do curso Proeja Técnico em Mecânica, do Ifes - Campus Vitória, estão se formando para o mundo do trabalho à luz das tecnologias. Ou seja, a cultura tecnológica voltada para o mundo do trabalho, em seu processo de formação, está incluindo ou excluindo esses alunos? O embasamento teórico da pesquisa tem como alicerce os estudos de Moura (2019), Paiva (2011), Ribeiro (2011), Gentili (2002), Silva (2013) e do Nascimento (2011). Realizada em campo e com características de pesquisa como princípio educativo, que tem seu valor pedagógico, educativo e formativo, utilizou-se a metodologia exploratória com coleta e análise de dados a partir de um questionário fechado aplicado a 50 alunos, professores da Educação Básica das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do curso. As análises realizadas a partir dos dados coletados/produzidos e validados revelaram que os alunos são altamente tecnológicos quando se utilizam as redes sociais, mas a maioria não tem conhecimentos em tecnologias digitais voltadas para o mundo do trabalho. O presente trabalho investigativo resultou na construção de um site que tem como objetivo publicar informações sobre educação básica, tecnológica e profissional abordando temas como: cursos, tendências tecnológicas e mercadológicas e novas metodologias de ensino pautadas no aprendizado via tecnologias. Traremos também para o debate a análise de dados: os alunos dominam as tecnologias, porém não as que o mercado de trabalho exige; além disso, os educandos envolvidos na pesquisa se mostraram interessados e motivados a aprender sobre o tema enfocado. Percebeu-se que os alunos, em relação à cultura digital voltada para o mundo do trabalho, encontram-se no status de exclusão e que esta pesquisa tem a contribuir para mudança deste quadro. Mas isso não se encerra neste projeto, visto que a busca por uma formação humanizada, plena, estética e tecnológica deve fazer parte do processo de formação dos alunos.
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