Educação CTS/CTSA baseada em Paulo Freire : produção de saberes de ciências biológicas e geociências no ensino médio no noroeste capixaba
Dissertação de mestrado
RESUMO: O ensino de ciências geralmente é trabalhado no sistema escolar de forma descontextualizada das práticas cotidianas. Tal fato dificulta a compreensão do conhecimento científico por parte dos estudantes. O professor, sendo um agente social, tem um importante papel como mediador de saberes, conduzindo os alunos às novas descobertas, em que a escola configura-se em um espaço favorável nesta construção dialógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2002), o ensino de ciências deve favorecer a formação holística dos estudantes, não somente científica, mas que construa valores éticos e de cidadania. Nesse contexto, a pesquisa intitulada como „Educação CTS/CTSA baseada em Paulo Freire: Produção de Saberes de Ciências Biológicas e Geociências no Ensino Médio no Noroeste Capixaba‟ pretendeu desenvolver o pensamento crítico dos alunos, bem como estimular o seu interesse pela produção científica voltada às demandas socioambientais. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática interdisciplinar nas áreas de Ciências Biológicas e de Geociências com enfoque nos pressupostos epistemológicos da Educação Ambiental e CTS/CTSA. A intervenção possibilitou a reflexão de temas articulados aos conteúdos científicos propostos na ementa curricular da 1ª série do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio. A sequência didática interdisciplinar foi estruturada considerando o método dos Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), fundamentado na prática educativa de Paulo Freire. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, em que foram aplicadas várias metodologias, como observação, registros fotográficos e audiovisuais, roda de conversas, relatos orais, produções textuais, aula de campo, questionários e outras atividades afins. A pesquisa evidenciou a dimensão humanística articulada aos conhecimentos científicos no processo de produção de diferentes saberes.
ABSTRACT: The teaching of sciences generally works in a decontextualized way in the school system from daily practices. This fact makes it difficult for the students to understand scientific knowledge. The teacher, as a social agent, has an important role as a knowledge moderator, leading the students to new discoveries, in which the school configures itself in a favorable space in this dialogical construction. According to the National Curricular Parameters for High School (BRAZIL, 2002), the teaching of science must contribute to the holistic formation of students, not only scientifically, but in a way that also builds ethical and citizenship values. In this context, the research entitled „Education STS/STSE based in Paulo Freire: Production of Knowledge of Biological Science and Geosciences in Secondary School in Northwest Capixaba‟ aimed to develop critical thinking of students, as well as stimulate their interest in the scientific production focused on socio-environmental demands. Therefore, an interdisciplinary didactic sequence was developed in the areas of Biological Science and Geosciences with a focus on the epistemological assumptions of Environmental Education and STS/STSE. The intervention made possible the reflection of themes articulated to the contents proposed in the curricular syllabus of the freshman year of the Course Mining Technician Integrated to High School. The interdisciplinary didactic sequence was structured considering the Three Pedagogical Moments (Initial Issue, Organization of Knowledge and Knowledge Application) based on the educational practice of Paulo Freire. It was a qualitative investigation, a case study, in which several methodologies were applied, such as observation, photographic and audiovisual records, dialogue circles, oral reports, textual productions, field lessons, questionnaires and other related activities. The research represented the humanistic dimension articulated to the scientific knowledge in the process of producing different knowledge.
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