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Reflexões teórico-metodológicas sobre investigações em educação de jovens e adultos trabalhadores na Rede Federal Brasileira

dc.contributor.authorReis, Helaine Barroso dos
dc.contributor.authorMozzer, Rinaldo Luiz Cesar
dc.date.accessioned2019-06-10T16:23:33Z
dc.date.available2019-06-10T16:23:33Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationREIS, Helaine Barroso dos; MOZZER, Rinaldo Luiz Cesar. Reflexões teórico-metodológicas sobre investigações em educação de jovens e adultos trabalhadores na Rede Federal Brasileira. Revista San Gregorio, Portoviejo, Equador, n. 16, p. 70-83, jun. 2017. Edição especial.
dc.identifier.issn2528-7907
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/459
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo reflete sobre as investigações em educação de jovens e adultos no Brasil no âmbito da rede federal, mais especificamente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Levanta as correntes teórico-metodológicas que deram suporte as ações científicas em fontes como o Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os retornos destes pesquisadores a questionários online. Em uma análise qualiquantitativa, crítico-interpretativista, utilizando-se de procedimentos mistos como a pesquisa documental, pesquisa de campo e técnica bibliométrica, amparados pelo método Materialista Histórico Dialético, busca a tendência metodológica dos trabalhos estudados e pondera sobre a influência destas pesquisas nas políticas educacionais brasileiras em atendimento à formação dessa classe de trabalhadores. Conclui-se que sobressaem as pesquisas qualitativas, com ênfase nos estudos de caso, pesquisa documental e bibliográfica e fundamentadas nas teorias marxistas, progressistas e histórico-críticas. A tendência teórico-metodológica encontrada resulta do enfoque que tais teorias fornecem da concretude da realidade do aluno do Proeja e dos fenômenos sociais no seu transcorrer histórico, do trabalho e das lutas de classe em que se insere o sujeito trabalhador.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This article reflects on the investigations in adult education in Brazil within the federal system, more specifically in the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Youth and Adults Education (Proeja). Raises the theoretical and methodological currents that supported the scientific actions from sources such as Higher Education Personnel Improvement Coordination thesis database (Capes) and the return from these researchers to online questionnaires. In a qualitative and quantitative analysis, critical and interpretative, using mixed procedures such as desk research, field research and bibliometric technique, supported by Materialist Dialectics History method, searches the methodological trend of the studied works and ponders the influence of these researches in Brazilian educational policies in response to the formation of this class of workers. The conclusion is that these qualitative researches outstand, emphasizing case studies, documentary and bibliographic research based on Marxist, progressive and historical-critical theories. The theoretical and methodological trend found allows the comprehension of the socio-historical reality of the Proeja´s student by the materialistic, historical and dialectical approach and explains social phenomena, labor and class struggles in which this worker is inserted.en
dc.format.extentp. 70-83pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad San Gregorio de Portoviejopt_BR
dc.relation.ispartofRevista San Gregorio, Portoviejo, Equador, n. 16, p. 70-83, jun. 2017. Edição especial.pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTendências teórico-metodológicapt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico dialéticopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectBanco de dados da Capespt_BR
dc.titleReflexões teórico-metodológicas sobre investigações em educação de jovens e adultos trabalhadores na Rede Federal Brasileirapt_BR
dc.title.alternativeReflections theoretical- methodologicals about research on education of youth and adult workers in the Brazilian Federal Network
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.publisher.local, Portoviejo, Equadorpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0414641508036130
dc.description.affiliationIfesCampus Vitória
dc.terms.licenseLicença Geral Pública de GNUpt_BR


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