dc.contributor.advisor | Sacchetto, Diemerson da Costa | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Robson Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T12:39:34Z | |
dc.date.available | 2024-04-18T12:39:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Robson Silva. Histórias para Sofia: o ensino de ética como prática de cidadania. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4597 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O texto que apresentamos trata-se de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades. A dissertação possui como objeto central a necessidade de que se considere na prática pedagógica os conteúdos que problematizem o ensino de valores como fio condutor para uma Educação Libertária e Crítica junto aos alunos do Ensino Fundamental II, enquanto análise propositiva. O ensino dos valores, atualmente e com uma vinculação histórica, tem sido relegado a um espaço pessoal, privado ou do convívio e do ensino familiar, visto que a “educação”, enquanto senso comum, se aprende em casa. De uma ordem comportamental, a ética passa a ser entendida como um conjunto de valores ora morais, ora de um domínio estranho, pois não pautado por uma lógica cidadã ou do universo dos deveres republicanos. Já a escola acaba por perceber-se enquanto espaço para o ensino de conteúdos específicos, resguardando o seu tônus de educação bancária, em que os ensinamentos da Ética são lançados, pela ótica da transdisciplinariedade, em um terreno infértil, ou terra de ninguém, que desresponsabiliza o fazer docente deste campo de ensino. Pretendemos apresentar uma abordagem para a discussão de temas éticos e morais que seja especialmente adaptada às exigências e complexidades enfrentadas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Compreendemos que nesse período crucial na jornada educacional das crianças é fundamental oferecer um ambiente propício para a exploração e compreensão dessas questões. O produto educacional inspirado nas Novelas Filosóficas de M. Lipman e fundamentado na lógica da omnilateralidade representa um passo significativo em direção a uma educação mais completa, reflexiva e relevantemente contextualizada. Esta abordagem não apenas enriquece a jornada educacional dos alunos, mas também os capacita a enfrentar os complexos desafios do mundo contemporâneo. Ao promover a reflexão constante, a análise cuidadosa e a compreensão profunda, esta perspectiva propicia um ambiente de aprendizado que nutre não apenas o intelecto, mas também a capacidade de tomar decisões informadas e éticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 87 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aspectos morais e éticos | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Humanidades | pt_BR |
dc.title | Histórias para Sofia : o ensino de ética como prática de cidadania | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4968668986304425 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Reitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas Educativas em Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Mulinari, Filicio | |
dc.contributor.member | Sacchetto, Diemerson da Costa | |
Redes Sociais