Show simple item record

Histórias para Sofia : o ensino de ética como prática de cidadania

dc.contributor.advisorSacchetto, Diemerson da Costa
dc.contributor.authorRibeiro, Robson Silva
dc.date.accessioned2024-04-18T12:39:34Z
dc.date.available2024-04-18T12:39:34Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRIBEIRO, Robson Silva. Histórias para Sofia: o ensino de ética como prática de cidadania. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4597
dc.description.abstractRESUMO: O texto que apresentamos trata-se de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades. A dissertação possui como objeto central a necessidade de que se considere na prática pedagógica os conteúdos que problematizem o ensino de valores como fio condutor para uma Educação Libertária e Crítica junto aos alunos do Ensino Fundamental II, enquanto análise propositiva. O ensino dos valores, atualmente e com uma vinculação histórica, tem sido relegado a um espaço pessoal, privado ou do convívio e do ensino familiar, visto que a “educação”, enquanto senso comum, se aprende em casa. De uma ordem comportamental, a ética passa a ser entendida como um conjunto de valores ora morais, ora de um domínio estranho, pois não pautado por uma lógica cidadã ou do universo dos deveres republicanos. Já a escola acaba por perceber-se enquanto espaço para o ensino de conteúdos específicos, resguardando o seu tônus de educação bancária, em que os ensinamentos da Ética são lançados, pela ótica da transdisciplinariedade, em um terreno infértil, ou terra de ninguém, que desresponsabiliza o fazer docente deste campo de ensino. Pretendemos apresentar uma abordagem para a discussão de temas éticos e morais que seja especialmente adaptada às exigências e complexidades enfrentadas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Compreendemos que nesse período crucial na jornada educacional das crianças é fundamental oferecer um ambiente propício para a exploração e compreensão dessas questões. O produto educacional inspirado nas Novelas Filosóficas de M. Lipman e fundamentado na lógica da omnilateralidade representa um passo significativo em direção a uma educação mais completa, reflexiva e relevantemente contextualizada. Esta abordagem não apenas enriquece a jornada educacional dos alunos, mas também os capacita a enfrentar os complexos desafios do mundo contemporâneo. Ao promover a reflexão constante, a análise cuidadosa e a compreensão profunda, esta perspectiva propicia um ambiente de aprendizado que nutre não apenas o intelecto, mas também a capacidade de tomar decisões informadas e éticas.pt_BR
dc.format.extent87 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducação – Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleHistórias para Sofia : o ensino de ética como prática de cidadaniapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4968668986304425pt_BR
dc.description.affiliationIfesReitoriapt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.memberMulinari, Filicio
dc.contributor.memberSacchetto, Diemerson da Costa


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record